Economia

Lucros das maiores empresas crescem 12 vezes mais do que o emprego

3 dez 2015 00:00

As 250 maiores empresas do distrito de Leiria registaram no ano passado lucros de 226,7 milhões de euros, uma subida de 37% face ao ano anterior. O emprego cresceu 3%

lucros-das-maiores-empresas-crescem-12-vezes-mais-do-que-o-emprego-2610
Raquel de Sousa Silva

O volume de negócios das 250 maiores empresas do distrito de Leiria totalizou no ano passado cinco mil milhões de euros, um aumento de 7% face aos 4,7 mil milhões facturados em 2013.

Durante 2014, foram admitidos 870 novos colaboradores, elevando para 25.263 o número de pessoas empregues por este grupo de sociedades, um crescimento de 3%. Já os lucros subiram 37%. Ou seja, as maiores empresas registaram um “forte aumento da rentabilidade e crescimento razoável, com aumento da produtividade”.

Das dez maiores empregadoras, metade aumentou o número de trabalhadores face a 2013. Foi o caso do Centro Hospitalar de Leiria, a entidade que mais emprego assemais 89 pessoas. Cinco empresas reduziram o quadro de pessoal. Destaque para a segunda maior empregadora, a Nova Serviços, de Caldas da Rainha, que perdeu mais de 200 pessoas.

José Carreira, Revisor Oficial de Contas, e autor da análise sobre as maiores empresas publicada a semana passada, explica que as empresas que conseguem produzir e vender mais com os mesmos ou com menos trabalhadores estão a aumentar a produtividade.

Esse resultado pode também ter a ver com melhorias tecnológicas, dos processos internos e da organização. As empresas exportadoras poderão eventualmente estar ainda a beneficiar de melhores preços nos mercados externos.

Leia mais na edição impressa ou descarregue o PDF gratuitamente