Sociedade

Luís Brites dos Santos descomplica crédito à habitação em livro

31 out 2022 19:04

Autor apresenta livro na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria

luis-brites-dos-santos-descomplica-credito-a-habitacao-em-livro
.
Ricardo Graça/Arquivo

“Spread Zero, o livro prático do crédito à Habitação: + de 100 casos, incluindo o seu!”, de Luís Brites dos Santos, vai ser apresentado no dia 8 de Novembro, a partir das 18 horas, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria.

“A escrita deste livro foi longa e começou como uma forma de aproveitar o tempo livre que a pandemia facultou, capitalizando a experiência de mais de 25 anos de actividade profissional ligado ao crédito à habitação”, destaca o autor, de 50 anos, citado numa nota de imprensa do município de Leiria, certo de que será importante para facilitar a informação a "muitas famílias portuguesas que tomam decisões que condicionarão toda a sua vida".

O livro, que está dividido em três partes, começa com o “Sonho de comprar casa”, onde aborda dificuldades e cuidados que se enfrentam, mas também ideias úteis sobre, por exemplo, a documentação e imóvel ou os cuidados a ter com o contrato promessa.

O trabalho, que promete ajudar os jovens e famílias que estão prestes a tomar uma decisão que afecta o resto da vida, aborda ainda conceitos técnicos básicos ligados ao crédito à habitação, como taxa de juro fixe e variável, comparação de propostas de bancos ou encargos com o financiamento.

Por fim, o autor ainda apresenta mais de uma centena de casos práticos, desde o financiamento à redução da prestação através de transferência de crédito, sem esquecer casos como o crédito à primeira casa, o financiamento em caso de divórcio, o financiamento à casa de férias ou para estrangeiros residentes em Portugal.

“Trata-se, pois, do primeiro guia prático integrado de crédito à habitação, em Portugal, que permite, em linguagem simples, que qualquer pessoa se informe convenientemente e tome decisões apoiadas”, conclui a nota.

Luís Filipe Brites dos Santos licenciou-se em Gestão de Empresas, pelo Instituto Politécnico de Leiria, e é pós-graduado em Gestão Bancária e Marketing Digital, pela Universidade Católica e Marketing Management pelo Instituto Universitário de Lisboa.

Em 2007, abraçou o desafio de ser professor assistente da disciplina de Gestão Comercial, no Instituto Politécnico de Leiria.

De acordo com o Autor, 1% das vendas deste livro reverterá para a causa “Aldeias de Criança SOS de Portugal”.