Sociedade

Maioria das estruturas municipais por concluir

14 jun 2018 00:00

Empresas esperam apoios

maioria-das-estruturas-municipais-por-concluir-8800

A maioria das intervenções em infra- estruturas municipais afectadas pelo incêndio está por concluir e ainda só foi pago 10,8% do apoio aprovado às autarquias. Segundo avança ao JORNAL DE LEIRIA o Ministério do Planeamento e Infraestruturas (MPI), os municípios de Castanheira de Pera e Pedrógão Grande ainda não receberam qualquer verba.

O pagamento só acontecerá mediante a execução por parte das autarquias. Figueiró dos Vinhos já recebeu 636.497 euros dos três milhões de euros aprovados. As intervenções previstas neste programa contemplam áreas como a segurança rodoviária, a recuperação de estradas municipais, viaturas, equipamento municipal, sinaléctica, entre outros.

Quem percorre o concelho de Pedrógão Grande constata junto às estradas as várias placas calcinadas pelo fogo, que teimam em não fazer esquecer a tragédia do dia 17 de Junho. Dos apoios aprovados às empresas apenas um quarto foi pago às 46 sociedades que sofreram danos devido aos incêndios nos concelhos de Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

As empresas já receberam 3,5 milhões euros, de um investimento total de 25 milhões de euros nestes territórios, que contam com um apoio de 14,1 milhões de euros de fundos comunitários.

Pedrógão Grande apresenta 24 empresas com candidaturas aprovadas (18,8 milhões de euros de investimento), seguindo-se Figueiró dos Vinhos, com 13 empresas (1,89 milhões de euros), e Castanheira de Pera, com oito (4 milhões de euros).

Ferraria arrancou eucaliptos e cria abrigo colectivo

Há um ano, o povo de Ferraria de São João, na fronteira entre os concelhos de Penela e Figueiró dos Vinhos, combateu um fogo esfomeado por vidas e bens, como jamais hav

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ