Sociedade

“Mais acesso, melhor saúde: capacitar populações vulneráveis” em debate no Politécnico de Leiria

20 fev 2023 11:35

II Congresso Interdisciplinar decorre nos dias 24 e 25 de Fevereiro, na Escola Superior de Saúde

mais-acesso-melhor-saude-capacitar-populacoes-vulneraveis-em-debate-no-politecnico-de-leiria
Congresso realiza-se na Escola Superior de Saúde de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo

“Mais acesso, melhor saúde: capacitar populações vulneráveis” é o tema do II Congresso Interdisciplinar, promovido pelo mestrado de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria, em parceria com a InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário e a Câmara Municipal de Leiria, que se realiza esta sexta-feira e sábado, dias 24 e 25 de Fevereiro.

O evento, que se realiza na ESSLei e conta com a presença da Alta Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, visa sensibilizar para a problemática das populações vulneráveis, bem como garantir o acesso e uma maior adesão ao tratamento, como forma de assegurar uma melhor qualidade de vida das populações migrantes, informa uma nota do Politécnico de Leiria.

"O contexto pandémico em que vivemos espoletou novos desafios e necessidades para as pessoas que vivem em condições migratórias, deslocadas do seu ambiente, no acesso, diagnóstico e ligação/retenção aos cuidados de saúde. Os cenários de guerra que se vivenciam em África, e mais recentemente na Europa, têm potenciado as situações de precariedade no acesso a condições dignas de vida e de saúde em particular, que necessitam de ser refletidas e discutidas", refere a organização desta iniciativa.

O programa do congresso integra quatro painéis de debate que abordam a “Diversidade cultural: desafios em saúde mental”, “Cuidados de saúde na multiculturalidade”, “Boas práticas na intervenção com populações migrantes” e “Testemunhos e Experiências de integração”.

O congresso é destinado a profissionais de saúde, profissionais da área social, docentes, estudantes e comunidade em geral.

A inscrição deve ser feita através do link: http://bit.ly/3k69nRK e os interessados podem consultar aqui o programa.