Sociedade
Mais ciclovias, mais vias pedonais e mais espaços verdes é o que a população de Leiria quer
Propostas resultam de trabalho com representantes das forças vivas e população e estendeu-se à Quinta do Alçada, Estação e centro histórico
Mais ciclovias, mais espaços verdes, um reforço de vigilância, a melhoria da rede viária e da rede de transportes públicos no Centro Histórico de Leiria e na área entre o Bairro das Almuinhas, Quinta do Alçada e a Estação de Leiria fazem parte de uma lista de propostas resultantes de um trabalho colaborativo, que envolve representantes das forças vivas e da população, desenvolvido pela rede UrbSecurity.
O estudo e a lista foram desenvolvidos no âmbito do programa europeu URBACT.
Os participantes foram desafiados a identificar os principais problemas e as respectivas soluções, nas áreas em análise, seguindo-se uma etapa onde assumiram o papel de executivo autárquico e definiram as prioridades de investimento neste espaço ao longo de quatro anos.
Na área entre o Bairro das Almuinhas, Quinta do Alçada e a Estação, foram apontadas como soluções a construção de espaços verdes e de lazer, de um edifício social/comunitário, instalação de sistema de videovigilância e mais policiamento, financiamento de programas sociais, construção de parques infantis/juvenis e de convívio, e ainda aposta no marketing territorial, sinalética e informações, em programas cívicos e educativos e em rede social digital local com pontos wi-fi.
Os participantes defenderam ainda que deve ser efectuado investimento numa rede de ciclovias e vias pedonais, tal como em infra-estruturas públicas e rede viária e também o reforço dos transportes públicos.
Realizou-se ainda um trabalho análogo que incidiu no centro histórico de Leiria, onde foi defendido o investimento na construção de espaços verdes e de lazer, no reforço de estacionamento automóvel, na melhoria da iluminação pública, na limpeza e higienização, mais policiamento, desenvolvimento de programas de reabilitação urbana, aposta na pedonalização, no marketing, sinalética, informações e programas cívicos e intervenção social.
Foi proposta ainda a aposta em ciclovias e vias pedonais, transportes públicos, infraestruturas públicas e rede viária.
A Associação de Municípios Szabolcs (Hungria), Leiria, Longford (Irlanda), Madrid (Espanha), Mechelen (Bélgica), Michalovce (Eslováquia), Parma (Itália), Pella (Grécia) e a região de Romagna Faentina (Itália) são os parceiros que fazem parte da rede que debate e desenvolve metodologias a implementar.
"As soluções apresentadas para Leiria serão partilhadas com os restantes parceiros europeus, que partilharão também com o Município de Leiria as soluções desenvolvidas noutras áreas de trabalho, sendo objectivo que as estratégias de intervenção possam ser replicadas nos diferentes concelhos", refere uma nota de imprensa do município.