Sociedade
Mais de 1,6 milhões de euros para recuperar 55 quilómetros de rios na região
Intervenções nos rios Lena, Arunca e Lis, abrangendo os concelhos de Porto de Mós, Batalha, Pombal, Leiria e Marinha Grande
Mais de 1,6 milhões de euros vão se investidos na reabilitação de 55 quilómetros de rios na região. Além do Arunca e afluentes, cujo projecto foi apresentado recentemente, serão intervencionados 18 quilómetros no rio Lena e 11 no Lis.
Segundo informação do Ministério do Ambiente, no caso do rio Lena a intervenção abrangerá o troço que atravessa os concelhos de Batalha e Porto de Mós, com um investimento total a rondar um milhão de euros, para trabalhos de “reabilitação de leito e margens”. No Arunca serão requalificados 26 quilómetros, com um custo estimado em 600 mil euros.
Ao JORNAL DE LEIRIA, a tutela adianta que os projectos a executar na Batalha, Pombal e Porto de Mós estão enquadrados “no âmbito dos protocolos de colaboração técnica e financeira para concretização das medidas de apoio em consequência dos danos causados por cheias e inundações, a celebrar com os municípios. As intervenções serão financiadas pelo Fundo Ambiental, prevendo-se que os contratos sejam assinados este mês ou em Setembro.
No caso do Lis, os trabalhos decorrerão de um protocolo a celebrar entre os municípios e a Agência Portuguesa do Ambiente, que “está em preparação”, e consistirá na “manutenção do troço entre a ponte de Monte Real e a Ponte das Tercenas, na sequência duma intervenção executada em 2016”. Neste caso, os trabalhos custarão cerca de 60 mil euros, informa o Ministério do Ambiente.