AUTÁRQUICAS 2021

Mais votos do que votantes na Freguesia da Moita

27 set 2021 10:53

Processo eleitoral encerrado no concelho da Marinha Grande

mais-votos-do-que-votantes-na-freguesia-da-moita
Freguesia da Moita, concelho da Marinha Grande
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

Os resultados finais da votação para a Assembleia de Freguesia da Moita, na Marinha Grande, foram validados, ao início da tarde, pela Comissão Nacional de Eleições, após ontem à noite terem sido contados quatro votos a mais em relação ao número total de votantes, segundo informou ao JORNAL DE LEIRIA a presidente da mesa de voto.

A mesma responsável sublinha que, neste caso, os quatro votos não alteram a nova configuração da Câmara Municipal (três elementos para +MpM, dois para CDU e dois para PS), mas explica que, quando há grande disparidade entre número de votos e número de votantes ou existe possibilidade de mudar a configuração do conjunto de vereadores, o tribunal pode entender ser preciso repetir o acto eleitoral. Aparentemente, não foi o caso.

Os números acabaram por ser entregues ainda ontem à juíza, com os quatros votos a mais, com Franklin Ventura, da CDU, a vencer a Junta da Moita.

Com a contagem fechada, Aurélio Ferreira, do +MPM, é o novo presidente da Câmara, que até agora era liderada pela socialista e recandidata Cidália Ferreira.

O +MPM (grupo que reuniu os movimentos de cidadãos MpM e +Concelho) conseguiu 38,31% dos votos e três mandatos, o PS, com 21,87%, ficou com dois mandatos, os mesmos que a CDU, que alcançou 20,54%.

Notícia actualizada às 16:01 horas, do dia 27 de Setembro de 2021, para dar conta do encerramento da votação