Sociedade

Manuais digitais pela sustentabilidade do planeta

2 set 2021 18:27

Menor uso de papel e tinta diminui a pegada ecológica

manuais-digitais-pela-sustentabilidade-do-planeta
Manuais digitais ajudariam ainda a poupar as costas dos alunos
Ricardo Graça

Cada vez mais há uma procura por tornar livros e documentos acessíveis à distância de um clique. Os próprios serviços públicos, incluindo tribunais, têm apostado na digitalização. Acessibilidade e sustentabilidade são alguns dos propósitos.

Nas escolas, ainda não se assiste a uma desmaterialização efusiva dos manuais. Os alunos continuam a ir para as aulas com mochilas às costas, carregadas com os livros das diferentes disciplinas. O Governo já deu um passo no sentido de diminuir a pegada ecológica deixada pelos livros escolares todos os anos. A troca de manuais ajudou a economia de muitas famílias, que deixaram de ter um custo na aquisição dos livros, e ao mesmo tempo contribui para uma economia circular, com o reaproveitamento dos manuais de um ano para o outro.

Recentemente, uma escola da Marinha Grande viu-se envolvida em polémica por mandar mais de 700 manuais antigos para o lixo. Situação comum em muitos estabelecimentos de ensino, findo o prazo dos manuais, que deixam de ter qualquer uso.

Silvina Reis, docente de uma escola de Leiria, explica que a solução é mesmo “mandar para o lixo” os manuais ultrapassados. “Na minha escola, contactamos a Valorlis para vir recolher os livros e reciclar o papel”, revela, explicando a impossibilidade

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ