Sociedade

Manual ilustrado dedicado aos peixes das Berlengas apresentado hoje na ESTM

6 out 2015 00:00

O novo livro é uma edição do IPLeiria e conta com o financiamento do PROMAR (Grupo de Acção Costeira do Oeste), no âmbito do projecto Maresias.

manual-ilustrado-dedicado-aos-peixes-das-berlengas-apresentado-hoje-na-estm-2203

“Peixes das Berlengas – manual ilustrado da ictiofauna da Berlenga” é o título do novo livro da autoria de Telma Costa, Teresa Mouga, Paulo Maranhão e Sérgio Leandro, que junta a arte da ilustração científica com a biologia marinha, com base no património natural da Reserva da Biosfera das Berlengas, reconhecida pela UNESCO.

A nova obra será apresentada hoje, dia 06, pelas 17:30 horas, no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche.

Em nota de imprensa, o Instituto Politécnico de Leiria refere que no prefácio do livro, da responsabilidade de Pedro Salgado, o mais conceituado ilustrador científico português, lê-se que “este é um livro para quem gosta ou quer conhecer melhor a Berlenga, para quem gosta de peixes, mas também para aqueles que ainda os conhecem mal e que querem saber mais”. Divulgar o património natural das Berlengas e dar a conhecer a grande riqueza natural da região, é o objectivo principal deste manual ilustrado.

A ESTM/IPLeiria e o seu núcleo de investigação MARE-IPLeiria têm-se dedicado nos últimos anos ao estudo da biodiversidade das Berlengas, ao nível dos peixes, com a identificação de mais de 70 espécies, como de outros organismos.

A Reserva Natural das Berlengas, classificada em 2010 pela UNESCO como Reserva da Biosfera, em reconhecimento do seu património natural, arqueológico e histórico, constitui um ecossistema rico em biodiversidade marinha.

Esta classificação internacional compromete a promoção da sustentabilidade ambiental do arquipélago, através da criação de elos entre a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento económico, bem como a partilha de conhecimentos, investigação, educação e treino.

A região Oeste exibe ainda uma extensa faixa costeira, com uma grande variedade de ecossistemas e extensa biodiversidade, que importa divulgar para conservar e recuperar.