Economia

Marcas regionais pensam globalmente, actuam localmente

19 mai 2017 00:00

Especialização, qualidade e estratégia com reflexos positivos nas vendas.

marcas-regionais-pensam-globalmente-actuam-localmente-6470

A valorização do que “é nosso” no que respeita à escolha dos consumidores tem ganho terreno nos últimos anos, sobretudo no período de recuperação da crise económica e financeira que o País atravessou e da qual ainda se está a refazer.

Operou-se uma forte sensibilização dos consumidores para preferirem produtos nacionais, como forma de apoio às empresas e marcas portuguesas. Nunca os consumidores se preocuparam tanto com a proveniência daquilo que compravam como nessa altura e o hábito parece ter-se enraizado. À boleia desta tendência as chamadas marcas locais ganharam terreno. Depois da Green Boots, surgiram a Labuta e a Bosqe, entre outras.

Criaram e desenvolveram produtos tão bons ou mesmo melhores que os das grandes marcas internacionais, conseguindo posicionar-se de forma equiparada nos mesmos pontos de venda “muitas vezes” com artigos de “melhor qualidade”, afirma Paulo Faustino, CEO da Agência Get Digital.

Além disso, o especialista em criação de marcas e estratégia explica que, “as chamadas marcas locais muitas vezes têm a vantagem do custo e da qualidade". 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.