Viver
Marcelo visitou e elogiou o Festival Literário Internacional de Óbidos
Presidente da República esteve ontem na vila medieval
O FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos recebeu ontem, quarta-feira, a visita do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa deslocou-se à vila medieval para mostrar o seu “reconhecimento” à iniciativa.
O professor falou também na mesa redonda com os jornalistas André Macedo e Nicolau Santos, sobre Economia e Utopia e garantiu que “Óbidos é um exemplo de como é possível, de uma maneira polivalente, ter vários tipos de turismo e turistas”.
Depois de ter visitado os espaços FOLIO e ter assistido a parte de uma aula sobre Brecht, disse que veio também ao FOLIO como cidadão. “Vim aqui porque gosto dos temas tratados e gostava de ouvir algumas mesas redondas e visitar algumas exposições”, contou.
Em relação ao que Óbidos tem feito, o Presidente da República diz que está no bom caminho em termos de turismo. “Há o turista mais virado para o património histórico, há o turista mais virado para a realidade cultural e literária, há o turista mais virado para o conhecimento da realidade local, dos costumes e dos hábitos e há o turista gastronómico”, explicou.
Acrescentou ainda “a vantagem [de Óbidos] estar muito perto do aeroporto Humberto Delgado e, portanto, ser uma grande facilidade para movimentos de curta duração”.
O Presidente da República garantiu ainda que este “tem sido um grande ano” para o turismo, em Portugal, e que aquilo que se está a passar neste sector, mas também nas empresas “que estão a ser criadas e que estão a ser um sucesso”, “não seja apenas uma moda e que esteja para ficar, que fique estrutural, e que nos próximos anos contribua muito para a economia portuguesa”.