Desporto

Marco Carvalho está a lutar pelo ouro no Campeonato Mundial de Kempo na Tunísia

12 mai 2022 17:23

Treinador leiriense foi vice-campeão mundial em 2021. Competição arranca hoje e também conta com a atleta Ana Beatriz Matos a representar a região e o País.

Patrícia Carreira Gonçalves

Depois de conquistar o título de vice-campeão mundial de Kempo em 2021, Marco Carvalho está pronto para “não falhar e não deixar escapar o primeiro lugar”.

Na Tunísia e com as cores portuguesas desde segunda-feira, o atleta e treinador leiriense garantiu ao JORNAL DE LEIRIA que “o objectivo e o foco é único” na competição que arrancou hoje.

Num “ambiente incrível”, descreveu como “descontraídos” os dias no resort com treinos ao final da tarde que anteviram o início da competição de Kempo, a arte marcial chinesa com métodos de ataque e defesa. “Adoro vir representar a Federação [Portuguesa de Lohan Tao Kempo] e Portugal, temos um bom grupo, temos um laço familiar e de amizade”, partilhou ontem ao final do dia.

Também a representar o País e a região está, pela primeira vez, a atleta leiriense Ana Beatriz Matos, de 21 anos, conhecia por ‘Bea’. “É a minha primeira atleta a chegar à Selecção Nacional, iniciou na modalidade do zero, já prática há quatro anos e este é o seu primeiro campeonato a representar o nosso país”, explicou orgulhoso o treinador que definiu a vitória como objectivo.

“Acima de tudo quero que ela sinta a experiência e sinta o peso que é representar Portugal mas principalmente que se divirta, mostre tudo o que aprendeu, depois de todo o esforço, dedicação, sacrifícios, horas de treinos todos os dias, que no fim sinta todo o seu esforço e entrega reconhecido”, detalhou Marco Carvalho, grato “pela oportunidade” e confiante que a atleta “está preparada para enfrentar e superar o que aí vem”.

Os atletas são da Piranha Warriors Factory, escola de artes marciais de Monte Real (Leiria) e da Marinha Grande.

Os leirienses integram uma comitiva de 36 portugueses que representam o País até domingo no 18.º World Kempo Championships & World Cup, em Hammamet, na Tunísia. A competição pode ser acompanhada em directo neste link.