Economia

Marco Galinha confirmado como accionista da Global Media

17 set 2020 18:09

Empresário de Alcobaça, fundador e CEO do Grupo Bel, vai integrar a estrutura do grupo que detém o Diário de Notícias (DN), o Jornal de Notícias (JN) e a TSF. 

marco-galinha-confirmado-como-accionista-da-global-media
Gestor já é accionista do Jornal Económico
Ricardo Graça/Arquivo

Está confirmado. Marco Galinha, CEO do Grupo Bel, vai entrar na estrutura accionista da Global Média, dona do Jornal de Notícias, do Diário de Notícias e da TSF. A informação está a ser avançada por vários órgãos noticiosos, que citam uma nota de interna emitida por aquele grupo de comunicação.


"Os accionistas da Global Media e o grupo Bel chegaram a acordo para a entrada deste na estrutura accionista da empresa", lê-se na nota, citada pela Agência Lusa.


O documento refere que “esta parceria, que será formalizada após a conclusão dos devidos procedimentos, visa o relançamento estratégico de um dos principais grupos de referência da comunicação social em Portugal, num momento desafiante para o sector e para o País". 
Para já, desconhece-se a participação que Marco Galinha, através do Grupo Bel, terá na Global Média.


Com empresas sediadas na região de Leiria, o grupo Bel tem actividades em vários sectores, entre os quais máquinas de 'vending' (máquinas de venda automática) e aeronáutica, e entrou nos media em 2018, através do Jornal Económico.


O JORNAL DE LEIRIA tentou contactar Marco Galinha, mas até ao momento não foi possível. 

Percurso 
Empresário que foi campeão nacional de downhill

Marco Galinha é presidente executivo e presidente do Conselho de Administração do grupo Bel, que fundou em 2001. 
De acordo com informação disponibilizada do 'site' do grupo, o empresário, nascido em Rio Maior, viveu a infância e adolescência na Benedita, Alcobaça, e "desde cedo que se destacou na prática de desporto de alta competição tendo sido campeão nacional de downhill em 1995". Em 1996, entrou no Instituto Superior Técnico em Engenharia Informática, "optando por não terminar a licenciatura para fundar, aos 20 anos, a sua primeira empresa – a Bel Network Solutions – dedicada ao desenvolvimento de software". Em 2007, ingressou na Harvard Business School para se especializar em marketing e gestão. Em 2018, entrou na estrutura accionista da Megafin, detentora do Jornal Económico, com 10%, e tornou-se, através do grupo Bel, accionista de referência das entidades Active Space Tecnhologies, Active Space Automation e Active Aerogels Lda, dedicadas a áreas de negócio como o espaço e a indústria, é referido no 'site'.
No ano passado, adquiriu Metalúrgica Luso-Italiana, dedicada ao sector da indústria e detentora da marca Zenite, "e consolidou a sua posição na área da distribuição com a aquisição da empresa Augusto Duarte Reis". Marco Galinha foi conselheiro no CES – Conselho Económico Social (2016-2019), vogal na CIP – Confederação Empresarial de Portugal (2016-2019) e vice-presidente da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários (2016-2019).
Em 2016, o empresário foi um dos 'tubarões' do programa da SIC Shark Tank.