Economia

MARE - Politécnico de Leiria ajuda a criar plataforma de inovação para tornar indústria alimentar na região do Atlântico mais competitiva

6 fev 2024 18:44

Hub4Food – Hub de Inovação Alimentar do Atlântico

mare-politecnico-de-leiria-ajuda-a-criar-plataforma-de-inovacao-para-tornar-industria-alimentar-na-regiao-do-atlantico-mais-competitiva
Iniciativa representa um investimento de 3,08 milhões de euros
Fotografia: Freepik

O ‘Hub4Food – Hub de Inovação Alimentar do Atlântico’ é uma iniciativa europeia promovida em parceria com o MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria, para a criação de um hub de inovação, para melhorar a capacidade da indústria alimentar, no fabrico de novos e melhores alimentos, com destaque para os produtos do mar.

Pretende-se que grupos agrícolas, alimentares e de investigação trabalhem em conjunto para inovar e tornar a indústria alimentar na região do Atlântico mais competitiva e garantindo a sua sustentabilidade a longo prazo.

O 'Hub4Food' arrancou em Janeiro e prevê a criação de um programa orientado pelas necessidades do mercado, que irá testar e aprovar novas tecnologias na indústria alimentar e disponibilizar serviços de apoio às empresas do sector alimentar. 

Na primeira fase, serão identificadas algumas das principais necessidades e oportunidades e estabelecidos projectos-piloto de Investigação e Inovação com PME. O MARE - Politécnico de Leiria auxiliará na sua selecção destas empresas.

Seguir-se-á um roteiro tecnológico que indicará o potencial de inovação e de crescimento da indústria alimentar no espaço Atlântico, servindo de base de dados das organizações nessa área.

A iniciativa representa um investimento de 3,08 milhões de euros, com término em final de 2026, com comparticipação  2,31 milhões de euros de fundos europeus. 

O projecto é liderado pela Asociación Cluster Alimentario de Galícia (Espanha) e, além do MARE – Politécnico de Leiria, tem como parceiros: Asociación Nacional de Fabricantes de Conservas de Pescados y Mariscos – Centro Técnico Nacional de Conservación de Productos de la Pesca (Espanha); EIT Food Basque S.L. (Espanha); InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (Portugal); Associação Centro Apoio Tecnológico Agro Alimentar (Portugal); Valorial (França); Laboratoire d’Essais des Matériels et Produits Alimentaires (França); BIA INNOVATOR CAMPUS CLG (Irlanda); PRAXENS (França); Teagasc – Agriculture and Food Development Authority (Irlanda).