Sociedade

Margarida Marques de saída do Governo

13 jul 2017 00:00

Natural do Bombarral, a até agora secretária de Estado dos Assuntos Europeus deverá retomar o cargo de deputada.

margarida-marques-de-saida-do-governo-6818

Margarida Marques, que nas últimas legislativas encabeçou a lista do PS por Leiria, está de saída do Governo, deixando a função de secretária de Estado dos Assuntos Europeus. Segundo avançam vários jornais nacionais, será substituída por Ana Paula Zacarais, uma diplomata de carreira

Ao deixar o Governo, Margarida Marques deverá regressar à Assembleia da República, voltando ao lugar de deputada para o qual foi eleita e que, até agora, era ocupado por Odete de João, que, dessa forma, deixará o Parlamento.

Tanto o Expresso Diário com o Observador revelam que a substituição de Margarida Marques deve-se-á, sobretudo, ao mal-estar existente entre a secretária de Estado e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Segundo o Observador, um dos motivos que terá contribuído para o afastamento da governante está relacionado com o mau desempenho de Portugal em termos de transposição de directivas comunitárias: Portugal passou de segundo lugar para 27º no ranking europeu de transposição de directivas.

Para o lugar de João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria que pediu a exoneração do cargo devido à polémica em torno das viagens ao campeonato europeu de futebol oferecidas pela Galp., é apontada Ana Teresa Lehmann, acual presidente da InvestPorto, professora universitária e ex-presidente da CCDR-Norte.