Viver

Marinha Grande assinala Dia Mundial do Teatro com programação online

19 mar 2021 17:49

Transmissão dos espectáculos no youtube e facebook

marinha-grande-assinala-dia-mundial-do-teatro-com-programacao-online
Tiago Mateus protagoniza uma peça de teatro
DR
A Câmara Municipal da Marinha Grande comemora o Dia Mundial do Teatro com programação online, exibida no Facebook e Youtube, no âmbito do projecto #marinhaficaemcasa, que se assinala no dia 27 de Março.
 
Assim, no sábado, dia 27 de Março, pelas 21:30 horas, é exibida a peça “O Actor que pensava que o teatro era a vida”, do actor, dramaturgo e encenador Tiago Mateus. Mas a programação vai ainda incidir sobre concerto para bebés e um espectáculo de fado, refere uma nota de imprensa do Município da Marinha Grande.
 
 
Estão agendadas as seguintes actuações para o último fim-de-semana de Março:
 
27 de Março
16:00 horas
Concerto para Bebés em Casa - “Música para os Olhos”
Sinopse:
Babak
Vi Vi Mazek
Leoš Janáček foi um compositor checo que escreveu melodias apaixonadas pelo seu país. A Inesa Markava adora dançar estas melodias porque lhe lembram as paisagens em que brincava quando era criança. Depois os papás podem brincar lá em casa com os seus bebés, porque também se ouvirá um Scherzo, que quer dizer brincadeira, de Karel Husa. 
 
21:30 horas
Teatro online .
“O Actor que pensava que o teatro era a vida”, com Tiago Mateus - Comemoração do Dia Mundial do Teatro
Sinopse:
Um actor faz um espectáculo para si mesmo. Um actor faz um espectáculo de si mesmo. Sozinho dentro de uma sala de teatro, enuncia como quem imagina estórias e cenas de um espectáculo que nunca existiu, que vai existir ou que está sempre a acontecer. A acontecer agora. Gestos que se repetem em palavras. A fantasia enquanto didascália.
O actor fica na sala de teatro quando todos já se foram. É nesse momento que o seu espectáculo começa. É nesse momento que a sua voz existe, como um olhar sobre as paredes vazias, correndo solto como o frémito da imaginação, cansado como o corpo de um cavalo em fim de jornada.
Sai para a rua. Chove. Fica parado à frente da porta do teatro e fuma vendo as pessoas passar, adivinhando as suas vidas e que pouco têm a ver com a dele.
Não vai para casa. Volta para o teatro; não sabe bem o porquê e lá fica, madrugada fora.
O actor é produto da vida que escolheu, da quimera implacável que é o teatro; um lugar onde todos os momentos do mundo se reúnem, com ou sem testemunhas.
 
 
28 de Março
18:00 horas
Concerto de Inês Pereira Martins
 
Os espectáculos do #marinhaficaemcasa são transmitidos nos seguintes canais:
 
Facebook
 
Youtube