Economia
Marinha Grande atribui vouchers para incentivar consumo no comércio tradicional
Campanha "Marinha Natal 2024" decorre entre 18 de Novembro e 31 de Dezembro
O Município da Marinha Grande e a ACIMG - Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande vão realizar a iniciativa Marinha Natal 2024, entre 18 de Novembro e 31 de Dezembro de 2024, no âmbito da estratégia para dinamizar o comércio local, incentivando a compra nos estabelecimentos comerciais e apoiar as famílias.
Para a concretização deste projecto, o Município aprovou a atribuição à ACIMG do montante até 35 mil euros, na sua reunião de 28 de Outubro de 2024, adianta a autarquia.
"A iniciativa concretiza-se com o sorteio de 300 cupões de 100 euros cada, para serem descontados nos estabelecimentos aderentes. A edição de 2024 prevê uma inovação, que demonstra uma preocupação ambiental, como mas também incentiva comerciantes marinhenses para uma transição digital, uma vez que os cupões serão digitais", salienta a câmara.
O projecto Marinha Natal 2024 abrange os estabelecimentos de comércio local do concelho da Marinha Grande, incluindo as bancas de venda nos Mercado Municipais (Marinha Grande, Praia da Vieira e Vieira de Leiria), que detenham os seguintes CAE: 47 – Comércio a retalho – com excepção dos CAE 47111 – comércio a retalho em supermercados e hipermercados e 47300 – comércio a retalho de combustível para veículos a motor, em estabelecimentos especializados. 56 – Restauração e similares. 79 – Agências de viagem, operadores turísticos, outros serviços de reservas e actividades relacionadas. 95 – Reparação de computadores e de bens de uso pessoal e doméstico. 96 – Outras actividades de uso pessoal", informa autarquia.
"Excluem-se desta campanha os estabelecimentos com os CAE 47111 - Comércio a retalho em supermercados e hipermercados e 47300 - Comércio a retalho de combustível para veículos a motor, em estabelecimentos especializados e excluindo também, estabelecimentos comerciais com área superior a 200 metros quadrados. Ficam excluídos do concurso compras realizadas no âmbito de uma actividade empresarial".
Quanto aos comerciantes que pretendam aderir ao projecto deverão formalizar a adesão através da inscrição no formulário a disponibilizar em http://www.acimg.pt.
Os estabelecimentos comerciais aderentes serão identificados através de um cartaz fornecido pela ACIMG e divulgados nas redes sociais.
Por cada dez euros em compras nos estabelecimentos aderentes, o cliente tem direito a um registo no formulário digital. Para o efeito, recolhe o QR Code que o irá direccionar para as regras do sorteio e para o formulário a preencher com os seguintes dados: nome, e-mail, telemóvel, número da factura, consentimento e estabelecimento comercial aderente, refere a câmara.
O formulário será ainda dotado de ferramentas de segurança como o reCAPTCHA. O formulário de inscrição inclui o logotipo das entidades da CMMG e da ACIMG com hiperligações para os respectivos sites.
Será disponibilizado no formulário um canal WhatsApp para esclarecimento de qualquer dúvida que o lojista possa ter. Será criada uma lista no servidor com todos os participantes, em que será atribuída uma TAG a cada um que os permite identificar para efeitos de sorteio. O servidor fará uma escolha aleatória que validará com um número de código gerado. O sorteado receberá de imediato uma notificação via SMS acompanhada de um código para poder confirmar e reclamar o respectivo prémio.
Os números sorteados não serão novamente colocados nos restantes sorteios. Serão realizados três sorteios públicos nos dias 6/12/2024, 18/12/2024 e 06/01/2025, no auditório do Edifício da Resinagem.
Em cada sorteio serão contemplados 100 participantes. No último sorteio, serão extraídos 50 sorteados adicionais, que servirão de suplentes para substituir os que não forem levantados pelos clientes contemplados.
Os sorteios serão realizados por um representante do Município da Marinha Grande e um da ACIMG. Cada número sorteado dá origem a cinco vales de desconto de 20 euros a utilizar nos estabelecimentos aderentes no montante total de 100 euros.
Os clientes contemplados devem reclamar os seus vales (após serem contactados via SMS) na Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande) até 31/01/2025. Findo o prazo determinado no ponto anterior, serão utilizados os números suplentes por ordem de extracção. Para levantar os vales no montante de 100 euros, os clientes devem apresentar o comprovativo de compra que deu origem ao TAG e o código que recebeu via SMS aquando do sorteio digital.
Aquando da solicitação do valor dos vales, os empresários aderentes terão de anexar nos vales premiados os comprovativos de venda. Os vales poderão ser descontados nos estabelecimentos aderentes até ao dia 28/02/2025. Os vales apenas poderão ser utilizados em compras de valor igual ou superior a 20 euros.
Os vales não poderão ser convertidos em dinheiro. O pedido de reembolso é efectuado pelos comerciantes à Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande até às 17 horas do dia 14/03/2025. Os estabelecimentos aderentes, entregam à Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande os vales descontados com a cópia do comprovativo da venda, explica a autarquia.