Viver

Marinha Grande debate “O Poder Transformador da Cultura”

9 out 2023 10:31

Encontros organizados pela Associação Cultural e Recreativa da Comeira em parceria com o Teatro à Solta

marinha-grande-debate-o-poder-transformador-da-cultura
A companhia Teatro à Solta participa na iniciativa que decorre até 4 de Novembro
DR

A saúde é o primeiro tema do ciclo “O Poder Transformador da Cultura”, que vai realizar-se na Marinha Grande, com o apoio do JORNAL DE LEIRIA.

No sábado, 14 de Outubro, pelas 16 horas, juntam-se Carlos Martins, músico, que dará o seu testemunho a partir do projecto que tem em parceria com hospitais; Diogo Francisco, psicólogo, que trabalha na área do cuidado informal e que abordará a ligação entre as artes plásticas e as melhorias cognitivas observadas em portadores de demência e outras patologias relacionadas com a saúde mental; e Maria Luísa Lima, professora de Psicologia no ISCTE, com moderação por Tânia Mateus, dirigente do Movimento Democrático das Mulheres.

Os encontros – quatro, no total, sobre saúde, inclusão, educação e desenvolvimento do território – são organizados pela Associação Cultural e Recreativa da Comeira em parceria com o Teatro à Solta.

No dia 21 de Outubro, serão dados a conhecer exemplos de inclusão de pessoas portadoras de deficiência pela coordenadora pedagógica da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande, Patrícia Rosa; Sónia Santos, mestre em Comunicação Acessível, fará uma abordagem ao tema a partir de testemunhos locais e o actor Sérgio Nogueira falará da sua experiência enquanto intérprete com deficiência motora.

A educação vai estar no centro do diálogo a 28 de Outubro, com Patrícia Pinho, professora do primeiro ciclo e coordenadora do Projet'Arte; João Alexandre, presidente da Federação Portuguesa de Jogos Tradicionais, que falará da importância do brincar para o desenvolvimento da criança; e Maria Botas, professora de Expressão Dramática, que falará da sua experiência no ensino artístico.

A fechar, no dia 4 de Novembro, Augusto Flor, antropólogo e dirigente associativo; Paulo Tojeira, professor e fundador do projecto Tocandar; e Sara Fernandes, vice-presidente da Confederação Portuguesa de Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), falarão sobre o papel das associações culturais na perspectiva do desenvolvimento do território.

O ciclo “O Poder Transformador da Cultura” procura, segundo a organização “dar destaque aos benefícios trazidos pela cultura em áreas de actuação distintas, através do exemplo de casos concretos e cujos testemunhos são dados na primeira pessoa”.

“Pretende-se reforçar a importância do papel desempenhado pela cultura em questões como a saúde (mental e não só), a discriminação e integração, a educação pelas artes, e o desenvolvimento territorial, através das associações culturais locais, numa promoção da cooperação e parcerias estabelecidas entre elas para a instrução e fruição cultural das comunidades locais”, lê-se na nota de divulgação.

A participação é gratuita e aberta à comunidade.