Sociedade

Marinha Grande promove hoje e amanhã o 1.º Encontro Municipal de Educação - Oportunidades e Desafios

7 set 2023 08:30

Secretário de Estado da Educação, António Leite, marca presença na sessão de abertura

marinha-grande-promove-hoje-e-amanha-o-1o-encontro-municipal-de-educacao-oportunidades-e-desafios
António Leite, secretário de Estado da Educação
DR

O Município da Marinha Grande realiza hoje e amanhã o 1.º Encontro Municipal de Educação - Oportunidades e Desafios, na Casa da Cultura Teatro Stephens, reunindo oradores conceituados a nível nacional, que irão debater o futuro da educação, anuncia a câmara.

Segundo a autarquia, a abertura do 1.º Encontro Municipal de Educação, pelas 10:30 horas, conta com a participação do presidente da câmara, Aurélio Ferreira; do secretário de Estado da Educação, António Leite; do ex-ministro da Educação, David Justino, que fará a conferência inaugural sobre os Cinco desafios para a Educação; do representante da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, Paulo Batista Santos e da delegada regional de Educação da Direcção de Serviços do Centro, Cristina Oliveira.

Além destes convidados, prossegue o município, "participam oradores que são considerados como dos mais conceituados especialistas em áreas como a educação, saúde mental, inclusão social e cidadania, família ou inteligência emocional".

"O encontro é dirigido a educadores, docentes e famílias, numa perspectiva de que qualquer território deverá encorajar hoje, mais do que nunca, o diálogo entre os diversos actores educativos", salienta a autarquia. "O programa inclui momentos de reflexão, de interacção e capacitação da comunidade educativa, assumindo fulcral importância a temática da saúde mental e da promoção das competências socioemocionais", informa ainda.

"Pretende-se ainda potenciar, tanto quanto possível, a qualidade da interacção entre a criança ou jovem, a família, a escola e o meio sociocultural em que nos encontramos todos/as inseridos/as. Esta é uma oportunidade única para assistir a uma iniciativa que vai debater temas transversais à educação, acção social e às famílias, com partilha de reflexões por reputados especialistas nacionais", considera o município.

A iniciativa, cuja participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia e à lotação da sala, é organizada em parceria com o Centro de Formação Leirimar, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente e o Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria.