Sociedade

Marinha Grande reafirma exigência de isenção de portagens nos pórticos da A8

21 mar 2025 10:54

Câmara promoveu sessão de esclarecimento sobre a futura Linha de Alta Velocidade

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CMMG

A Câmara Municipal da Marinha Grande promoveu, ontem à noite, uma sessão de esclarecimento sobre a futura Linha de Alta Velocidade (LAV) entre Porto e Lisboa. O encontro, que decorreu na sede da Sociedade União de Albergaria, contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; da vereadora Ana Alves; de técnicas da autarquia e de um público numeroso e interessado.

Segundo a autarquia, "a iniciativa teve como objectivo esclarecer a população sobre os impactos e oportunidades que a construção da LAV, particularmente o Lote C – Troço Soure/Carregado, trará para o concelho, cujo projecto é da Infraestruturas de Portugal".

"Com uma extensão de aproximadamente 115 quilómetros, esta via dupla electrificada, projectada para uma velocidade máxima de 300 quilómetros/hora, incluirá uma estação na Barosa, reforçando a ligação ferroviária entre a Marinha Grande e Leiria", informa ainda.

Durante a sessão, o presidente Aurélio Ferreira destacou a importância estratégica deste investimento para a mobilidade sustentável do concelho, realçando a necessidade de uma articulação eficaz entre a Linha do Oeste (LO) e a LAV.

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Marinha Grande, concluído em 2024, já tinha identificado esta interligação como fundamental para promover soluções inovadoras e reduzir a pegada carbónica dos fluxos diários entre a Marinha Grande e Leiria, lembrou.

A Solução B do traçado da LAV foi apontada como a alternativa mais vantajosa para a região, oferecendo melhor conectividade ferroviária, acessibilidade e uma integração intermodal eficiente. Neste contexto, foi defendida a relocalização da LO para junto do canal da Solução B, a partir da estação de Martingança.

"Esta mudança permitiria transformar o canal ferroviário a desactivar entre a Marinha Grande e Leiria num eixo estruturante de transporte público de alta capacidade, através de um sistema LRT (Light Rail Transit) ou BRT (Bus Rapid Transit). Foi reafirmada a exigência de isenção de portagens nos pórticos da A8 – nó sul da Marinha Grande – e da A1, dada a relevância estratégica deste eixo rodoviário para a mobilidade regional."

"O envolvimento activo da população na sessão demonstrou o interesse e a preocupação dos marinhenses com o futuro da mobilidade no concelho. O executivo municipal comprometeu-se a continuar a defender soluções que garantam uma integração eficiente entre a LAV e a rede de transportes locais, promovendo o desenvolvimento sustentável da Marinha Grande", refere ainda.