Sociedade

Marinha Grande recebe Congresso Internacional para alertar para os desafios ambientais no litoral

15 set 2021 12:28

Encontro visa promover a diversidade do território nacional

marinha-grande-recebe-congresso-internacional-para-alertar-para-os-desafios-ambientais-no-litoral
Projecto realiza-se no Auditório do Edifício da Resinagem
Ricardo Graça/Arquivo

A Marinha Grande recebe o I Congresso Internacional  Ambiente e Sustentabilidade para alertar para os desafios ambientais no litoral, agendado para o Auditório do Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, nos dias 17 e 18 de Setembro.

O projecto apresenta uma série de encontros de natureza científica e ambiental, onde se partilha conhecimento e experiências.

O objectivo é promover a diversidade geomorfológica, biológica e paisagística dos 990 quilómetros do território nacional.

Esta primeira edição tem como mote “O Litoral e os desafios do futuro” e serão discutidos vários temas como “Educação ambiental e litoral”, “Litoral, desenvolvimento e sustentabilidade”, “Emergência climática e adaptação” e “Ecossistemas aquáticos e litoral”.

Professores, investigadores e estudantes serão os oradores do congresso, mas o limite de inscrições já se encontram esgotadas.

A apresentação contará com a presença de diversas personalidades relacionadas com a área do ambiente e da sustentabilidade, nomeadamente professores como Alveirinho Dias, José Carlos Ferreira, Luís Vítor Duarte, José Nunes André, Dione Kitzmann, Teresa Mouga, Juarês Aumond e a bióloga Karélia Costa.

As sessões terminam com a presença da presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, e do presidente da Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria (OIKOS), Mário Oliveira.

O congresso irá realizar-se presencialmente, mas também online.

Este programa foi também acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua como curso de formação, com duração de 18 horas, e podem candidatar-se professores e educadores de infância.

O programa será o seguinte:
17 de Setembro
10:15 – 11:30 horas: “O Litoral e os desafios do futuro”
Moderação: Nuno Carvalho
Participantes:
Alveirinho Dias
José Carlos Ferreira
Luís Vítor Duarte
José Nunes André

14:30 – 16:30 horas:
Moderação: Mário Oliveira
Participantes:
Karélia Costa
Sónia Guerra
Dione Kitzmann
Teresa Mouga
Juarês Aumond

18:15 horas:
Mário Oliveira
Cidália Ferreira

18 de Setembro
9 – 13 horas:
Saída de campo com destaque para o litoral do concelho da Marinha Grande