Sociedade

Marinha Grande vai criar Casa-Museu Norberto Barroca

27 dez 2022 17:36

Câmara deliberou hoje adquirir a habitação do encenador, onde pretende avançar com o projecto

marinha-grande-vai-criar-casa-museu-norberto-barroca
Casa de Norberto Barroca
DR

O Município da Marinha Grande deliberou hoje, em reunião de câmara, adquirir a antiga casa do encenador Norberto Barroca, com o objectivo de ali edificar a futura Casa-Museu Norberto Barroca.

"A aquisição do imóvel, situado na Rua dos Bombeiros Voluntários, vai representar um investimento para o município de 168 mil euros", adianta a autarquia em nota de imprensa. "A casa possui rés-do-chão e logradouro e tem a área total de 755 metros quadrados", especifica ainda.

Para a vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro, “a aquisição da Casa Barroca, espaço onde viveu Norberto Barroca, constitui-se como o elemento material mais relevante na estratégia de preservação e valorização do património material e imaterial do concelho, associada a umas das pessoas que levou o nome da Marinha Grande aos espaços artísticos mais expressivos do País.”

Ana Alves Monteiro acrescenta que “esta decisão permitirá a criação da Casa-Museu Norberto Barroca, espaço cultural de interesse municipal, onde se poderão expor as peças em contexto e cumprir o desígnio do artista, na circunstância que poderá vir a realizar-se um programa museológico que integre a pretensão do autor quanto às doações da biblioteca, arquivo, diplomas e troféus, obras de arte, objetos pessoais e espólio de Mário Garcia”.

A criação da Casa-Museu Norberto Barroca terá como missão fundamental proporcionar ao público o conhecimento integral da vida e obra, percurso profissional e artístico de um dos marinhenses mais ilustres da sua história recente. Para o efeito, a aquisição da antiga casa Barroca, é apenas um primeiro passo, que terá de ser consubstanciada num projecto de requalificação que englobe um estudo museológico e um programa museográfico, realça a câmara.

Norberto José Guerra Barroca nasceu na Marinha Grande, em 1937, vindo a falecer em Lisboa, a 2 de Janeiro de 2020. A sua formação académica iniciou-se na Faculdade de Belas Artes na Universidade de Lisboa, no curso de Arquitectura, sendo depois complementada com uma licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e um mestrado em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Apesar de todo este percurso académico, Norberto Barroca notabilizou-se, sobretudo, pela múltipla actividade teatral enquanto actor, declamador, encenador, cenógrafo, figurinista, professor e autor.