Sociedade

Marinha sem quedas previne acidentes entre os mais velhos

28 jan 2019 00:00

Programa de saúde comunitária na Marinha Grande.

marinha-sem-quedas-previne-acidentes-entre-os-mais-velhos-9775
Maria Anabela Silva

Uma em cada três pessoas com 65 ou mais anos anos sofre, pelo menos, uma queda por ano, sendo esta a principal causa de morte acidental nesta faixa etária. Por outro lado, muitas das vítimas desses incidentes acabam por nunca mais recuperar a capacidade funcional que tinham antes.
Com o objectivo de os prevenir, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) do Centro de Saúde da Marinha Grande inicia, este mês, o programa Marinha sem quedas. Tendo como público-alvo as pessoas que completaram 70 anos no ano transacto, o programa é constituído por oito sessões teórico- práticas.
Estas sessões decorrerão, semanalmente, no centro de saúde e irão ensinar os utentes a ter uma casa “mais segura” e menos propensa a acidentes, a saberem agir em caso de queda, a movimentarem- se e a evitar intoxicações, queimaduras e outros acidentes domésticos.
“A alteração da disposição dos móveis, o tipo de calçado que se usa ou a colocação de barras de apoio na habitação e a eliminação de barreiras arquitectónicas em casa e no meio envolvente podem fazer muita diferença”, sublinha a enfermeira Sandra Neves.
Por outro lado, frisa esta técnica especialista em reabilitação, quando não se consegue, de todo, retirar esses obstáculos, “é preciso saber identificá-los e redobrar os cuidados”.
“As quedas são a principal causa de lesão nos idosos, muitas vezes com consequências graves, atirando essas pessoas para uma situação de dependência”, afirma a enfermeira.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ