Sociedade

Mata da encosta do Castelo de Leiria ganha percursos e zonas para passeio e exercício

28 abr 2021 14:19

Custo será de cerca de 900 mil euros, que serão candidatados a fundos comunitários

mata-da-encosta-do-castelo-de-leiria-ganha-percursos-e-zonas-para-passeio-e-exercicio
Cerca de 900 mil euros é o custo da operação
Ricardo Graça

O Município de Leiria aprovou ontem, terça-feira, em reunião de Câmara, o projecto e o concurso para a requalificação paisagística da encosta do castelo.

A área intervencionada inclui o espaço verde ali existente, a Fonte do Pocinho e a reabilitação de edificações municipais adjacentes ao antigo Horto Municipal, segundo explica uma nota da autarquia.

O investimento previsto para a requalificação deste "pulmão da cidade" é de cerca de 900 mil euros, cujo financiamento será candidatado a fundos comunitários.

Está prevista a criação de pequenos percursos dentro da área de intervenção, para ligação de diversos pontos de interesse e prevê-e adequar a área natural a passeio, estada e actividade física, além do desenvolvimento de consciencialização ambiental, através da instalação de pontos de informação por sinalética ou monitores.

Além disso, o município revela que pretende "consolidar o carácter do local e de todo o conjunto a intervencionar, valorizar a azinhaga e a Fonte do Pocinho, bem como minimizar as alterações do relevo e da vegetação.