Sociedade

Matas e Cercal, em Ourém, de novo a arder

18 ago 2023 17:22

Novo foco de incêndio iniciou-se esta tarde

matas-e-cercal-em-ourem-de-novo-a-arder

Um novo foco de incêndio deflagrou esta tarde mais uma vez na freguesia de Matas e Cercal, em Ourém, depois de há cerca de duas semanas as chamas terem consumido grande parte de uma zona florestal na mesma freguesia, mas na localidade de Casal de Menino.

O fogo, que teve hoje início pelas 16:30 horas, na localidade de Outeiros das Gameiras tem uma frente activa e está a mobilizar mais de 170 operacionais e 13 meios aéreos.

O incêndio está numa zona de mato, que tem, contudo, um "perímetro peri-urbano". "Para já, não há informação de casas em risco", referiu fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo,

O vento é um dos problemas que os operacionais estão a enfrentar no teatro de operações para controlar uma frente activa de chamas.

Inicialmente, este fogo foi atribuído à freguesia de Caranguejeira, no concelho de Leiria. Vários meios foram accionados e apareceram na página da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil.

No entanto, o incêndio está no concelho de Ourém, onde deflagrou outro incêndio, pelas 16:27 horas, na localidade de Santarém dos Tojos, em Gondemaria e Olival, mas que já está em fase de resolução.

Pelas 17:32, a página de internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil indicava que estavam mobilizados 170 operacionais, apoiados por 43 veículos e 13 meios aéreos.