Sociedade

Matemática (in)Discreta desafia alunos à conquista do Prémio Pedro Matos

24 jan 2025 13:50

Politécnico de Leiria acaba de lançar a 17.ª edição da iniciativa para os ensinos básico e secundário

matematica-indiscreta-desafia-alunos-a-conquista-do-premio-pedro-matos

O Prémio Pedro Matos desafia os alunos e professores dos ensinos básico e secundário a participarem na 17ª edição da iniciativa promovida pelo Instituto Politécnico de Leiria, com o objectivo de fomentar a criatividade e o interesse pela matemática e as suas aplicações

Matemática (in)Discreta propõe uma reflexão sobre a Matemática, pretendendo desafiar a comunidade escolar a explorar a matemática discreta e suas aplicações nas diversas áreas da vida moderna.

O tema desta edição convida à exploração da utilização da matemática discreta como uma ferramenta robusta, capaz de resolver problemas complexos e de optimizar processos em múltiplos domínios, com o propósito de sensibilizar para o reconhecimento da utilização da matemática discreta em fenómenos do dia a dia, nomeadamente com recurso à tecnologia, refere uma nota de imprensa.

Os alunos e professores são convidados a apresentar trabalhos que abordem temas como a matemática por trás das redes sociais, a criptografia e a segurança digital, optimização de rotas e logística, contagem, combinatória e probabilidades, progressões aritméticas, geométricas e outras sucessões, matemática nos jogos de estratégia, os algoritmos de busca e ordenação na era digital, o papel da combinatória na biologia computacional, modelação de sistemas complexos, entre outros.

Os interessados devem realizar a sua pré-inscrição online até ao dia 9 de Maio de 2025, sendo que a candidatura e entrega dos trabalhos decorrem até 13 de Junho.

Os alunos podem candidatar-se ao Prémio Pedro Matos individualmente ou em grupo, num máximo de três alunos, sendo que o grupo pode ainda integrar um professor do ensino secundário ou básico, ao qual caberá o papel de orientador.

Os trabalhos elaborados são expostos no evento Mat-Oeste 2025, a realizar-se no dia 11 de Julho de 2025, sugerindo-se a utilização de fotografias, desenhos, materiais interactivos, vídeos, entre outros, de forma a despertar a curiosidade dos visitantes.

Os trabalhos devem ainda conter material interactivo ou de reprodução experimental, sobre o tema abordado.

Nas categorias Prémio Pedro Matos (ensino secundário) e Prémio Pedro Matos Júnior (ensino básico) são reconhecidos os três melhores trabalhos, com a atribuição de prémios monetários, nos valores de 500 euros (1.º prémio), 300 euros (2.º prémio) e 200 euros (3.º prémio).

As normas e o regulamento do concurso podem ser consultados em https://premiopedromatos.ipleiria.pt

O Prémio Pedro Matos nasce como uma homenagem a Pedro Manuel Amado Roque de Matos, professor e investigador de mérito da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, onde foi também coordenador do Departamento de Matemática e presidente do Conselho Científico.