Sociedade

Mau tempo provoca centenas de quedas de árvores

11 dez 2017 00:00

Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria registou cerca de 200 alertas.

mau-tempo-provoca-centenas-de-quedas-de-arvores-7792

O distrito de Leiria registou cerca de 200 ocorrências, a maioria derivada de quedas de árvores. Apesar do número elevado de chamadas recebidas no Comando Distrital de Operações de Socorro, o comandante Sérgio Gomes revela que não se verificaram situações graves.

Sérgio Gomes acrescentou que os incidentes aconteceram “um pouco por todo o distrito”, com maior destaque nos concelhos de Leiria, Alcobaça e Pombal. 

“O maior número de ocorrências foi relacionado com quedas de árvores. Houve ainda quedas de estruturas exteriores, outdoors, sinais de trânsito, placas e coberturas”, revelou ainda o comandante, acrescentando que se verificaram “pequenas inundações”. 

“Felizmente, nenhuma destas ocorrências teve alguma gravidade.”

Durante a noite registaram-se também alguns cortes de electricidade em vários pontos da cidade de Leiria. A EDP já tinha alertado que tinha reforçado as equipas para as regiões a norte do Rio Tejo, devido à tempestade Ana.

“A empresa garantiu reforço das equipas operacionais no território, tendo por outro lado sido suspensas, ou reduzidas ao mínimo, todas as actividades de rotina e programadas. Está também concluída a verificação da localização e acessibilidade de recursos em reserva nomeadamente viaturas, geradores, subestações móveis, além de materiais a utilizar para reposição rápida de redes que possam vir a ser afetadas”, refere a EDP, em comunicado.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera atribuiu o aviso laranja ao distrito de Leiria alertando para a agitação marítima, prevendo-se "ondas de sudoeste com 5 a 6 metros, podendo chegar a 10 metros de altura maxima, passando a ondas de noroeste."