Economia

MBM apresenta nova máquina para área dos moldes

25 jul 2022 17:51

Empresa de Leiria especializou-se na produção de equipamentos de elevação e construções metálicas

mbm-apresenta-nova-maquina-para-area-dos-moldes
.
DR

ErgoSystem4Moulds é o nome de uma nova máquina desenvolvida pela MBM, empresa de equipamentos de elevação da Maceira, Leiria, e recentemente apresentada.

Este projecto surgiu de um convite de uma empresa italiana, “reconhecida na produção de moldes e acessórios”, que colocou à MBM o desafio de projectar e construir um modelo de uma máquina nova para facilitar a montagem e o ajustamento de moldes, “tornando o processo mais rápido e ergonómico para os seus utilizadores”.

Renato Ribeiro, director-geral da MBM, explica ao JORNAL DE LEIRIA que o objectivo inicial deste projecto era desenvolver uma máquina para as novas instalações industriais que este novo parceiro estava a desenvolver.

“No caso de o protótipo funcionar bem, seriam feitas mais algumas para a indústria deste novo parceiro, e posteriormente seria para ele comercializar nas várias delegações que tem em vários países, porque tem também uma empresa de ferramentas para moldes e plásticos”.

Mas após o início da crise no final de 2018, esta empresa italiana “colocou os investimentos nos moldes em stand by”, o que levou os responsáveis da MBM a prosseguir por sua conta com o desenvolvimento da máquina.

“De momento a MBM tem o objectivo de comercializar esta máquina e já tem um cliente interessado em testá-la em fábrica”.

O investimento total no desenvolvimento e concepção deste equipamento rondou os 400 mil euros, com o apoio do programa PT2020 SI I&D Demonstrador, apoiado pela ANI – Agência Nacional de Inovação.

O projecto teve também a colaboração da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, além de outros parceiros e empresas envolvidas.

Criada em 1979, com o nome do fundador (Joaquim Esperança Ribeiro), e tendo como actividade a serralharia civil e a produção de algumas construções de pequena dimensão, a empresa adoptou a designação actual em 1989 e especialiuzou-se na produção de equipamentos de elevação e construções metálicas.