Desporto

Meia Maratona de Leiria conta já com 1.100 atletas inscritos

5 out 2023 09:42

A uma semana do fim do prazo, que termina no próximo dia 12, o recorde de inscrições está batido. A prova realiza-se a 22 de Outubro.

meia-maratona-de-leiria-conta-ja-com-1100-atletas-inscritos
A edição do ano passado contou com a participação de cerca de 900 atletas na meia-maratona
DR

Mais de 1.100 atletas já se inscreveram para a Meia Maratona de Leiria, que se corre a 22 de Outubro, batendo o recorde de inscrições. Estas encerram no próximo dia 12,

Entre os inscritos, há atletas oriundos dos 18 distritos de Portugal Continental, mas também estrangeiros, revela um comunicado da Câmara de Leiria.

Citado nessa nota de imprensa, Nélson Correia, responsável pela Native Warriors, parceira do município na organização do evento, expressa satisfação pelos números.“No ano passado foram perto de 900 inscritos e este ano já passámos os 1.100, sem contar com a caminhada e a prova das crianças. Naturalmente, deixa-nos muito orgulhosos”, disse.

Segundo o organizador, estão já confirmados "os campeões nacionais portugueses, mas também espanhóis, franceses e marroquinos de qualidade que podem bater o recorde da prova”, que está certificada pela World Athletics e integra o calendário internacional.

Por seu lado, Carlos Palheira, vereador do Desporto, exortou a população de Leiria a inscrever-se ou, não podendo, a ir para a rua apoiar os participantes. “Queremos uma cidade em festa para acolher uma prova importante”, disse o autarca na apresentação do evento, que teve lugar esta quarta-feira.

Citado na nota de imprensa do município, o vereador expressou ainda o desejo de uma meia maratona "mais competitiva e com visão internacional, mas também mais lúdica".

Os 21,1 quilómetros do percurso far-se-ão "quase exclusivamente" em terreno plano, "sempre próximo do rio Lis", o que, segundo a organização, permitirá a obtenção de "grandes marcas e muitos recordes pessoais". A prova começa em Leiria, vai à Estação, regressa à cidade, passa nas Cortes e termina em Leiria.

Além da meia maratona, haverá uma prova de 10 km, uma caminhada de 5 km e a corrida para as crianças.