Sociedade
Memórias das visita de Isabel II à região: Medalha trocada, casa-de-banho para a ocasião e a menina das rosas
A propósito do falecimento da rainha Isabel II, o JORNAL DE LEIRIA recorda a visita da monarca à região, que passou por Caldas da Rainha, Nazaré, Alcobaça, Batalha e Porto de Mós.
Foi apelidada em Portugal como a “visita do século”. Em Fevereiro de 1957, a rainha Isabel II efectuou uma deslocação oficial a Portugal, cujo programa contemplava a visita ao Mosteiro da Batalha, com passagens por Caldas da Rainha e Nazaré e um almoço em Alcobaça. A caminho de Santarém, a comitiva real passou também por Porto de Mós.
Por ocasião do falecimento da rainha, cujo funeral se realiza na segunda-feira, dia 19, o JORNAL DE LEIRIA recorda alguns episódios relacionados com o périplo que fez pela região. Entre os testemunhos, conta-se a história de uma medalha oferecida pela monarca e entregue ao destinatário errado, uma casa de banho feita propositadamente para a ocasião no Mosteiro da Batalha e as recordações de Graciela de Sousa Pinheiro, então com oito anos, escolhida para entregar um ramo de rosas brancas a Isabel II.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.