Desporto

Mendiga sagra-se campeã de futsal do distrito de Leiria

30 abr 2022 16:15

Vitória foi dedicada ao capitão da equipa de Porto de Mós que esta época se despede dos campos. GRAP, de Leiria, ficou em segundo lugar com o mesmo número de pontos.

Título é dedicado ao ex-capitão Hugo Santos que ao fim de 15 anos na Mendiga se despede dos campos
Título é dedicado ao ex-capitão Hugo Santos que ao fim de 15 anos na Mendiga se despede dos campos
DR
Este é o terceiro título de campeão distrital da equipa
Este é o terceiro título de campeão distrital da equipa
Equipa festejou vitória com os adeptos
Equipa festejou vitória com os adeptos
Patrícia Carreira Gonçalves

A Associação Recreativa Cultural e Desportiva da Mendiga, de Porto de Mós, é a campeã da Divisão de Honra de futsal da Associação de Futebol de Leiria.

“Uma vitória sofrida mas merecida e muito saborosa”, assume o treinador da equipa que contou com “a união dos jogadores que jogam juntos há muitos anos” para alcançar a vitória que “no início não fazia parte dos objectivos”.

“Esta é uma equipa que já se conhece há muito tempo e tem um misto de jogadores mais antigos, com quarenta anos, com a irreverência da juventude” explica, sobre o grupo que “sempre soube respeitar e valorizar os adversários”.

Há um ano e meio a liderar a equipa, Luís Mota, de 42 anos, marca desta forma o regresso ao clube onde já jogou durante muitos anos e do qual esteve afastado algum tempo devido a questões profissionais.

Um regresso com um título que é recuperado ao fim de sete anos e é dedicado ao ex-capitão da equipa que esta época se despede dos campos.

 “É dos jogadores mais antigos do clube, esta é a última época em que joga e teve que terminar mais cedo devido a lesões pelo que o destaque é muito merecido”, explica o treinador.   

Uma dedicatória recebida com “gratidão” e “muito orgulho” por Hugo Santos, de 40 anos. Com um percurso de várias décadas dedicado ao futebol e ao futsal, maioritariamente na equipa da Mendiga, o conhecido como 'Bexiga' faz um “balanço muito positivo” do seu percurso “com carradas de amizades” que, confidencia, “termina da melhor maneira com este brinde".

O campeão da Divisão de Honra da AFL só ficou decidido na última jornada, disputada ontem à noite, com o primeiro e o segundo classificados a terminarem em igualdade pontual.

A terminarem o último jogo com os marcadores a favor, a vitória da GRAP – Grupo Recreativo Amigos da Paz (Pousos, Leiria) por nove bolas a zero contra o URD Juncalense não foi suficiente para combater a conquista da Mendiga de seis bolas contra as três do Alvorninha. Com o empate a 61 pontos valeu a lei do confronto directo onde a equipa de Porto de Mós ganhou vantagem nas jornadas que disputou directamente contra a equipa leiriense.

Um esforço inglório que o técnico da Mendiga enalteceu. “É pena só uma equipa do distrito poder ir lutar pelo acesso à divisão nacional porque a região tem muita qualidade, como a GRAP e até o Alvorninha que ontem não tinha muitos objectivos mas dignificaram o clube deles”.

Ainda a celebrar a vitória, a equipa tem já na cabeça a Final Four (semi-finais e finais) da Taça do Distrito que disputa no próximo fim-de-semana na Nazaré. Depois segue-se a luta do acesso à 3.ª divisão nacional de futsal, patamar de competição onde a Mendiga já se tornou campeã nacional na época de 2012/13.

Na vitrine da sede da associação onde o clube expõe as conquistas alcançadas já constam também dois títulos de campeões distritais da honra nas épocas de 2006/07 e 2014/15, e ainda a Supertaça de futsal da Associação de Futebol de Leiria em 2015.