Viver

Menino do Lapedo vai ser classificado

17 jun 2019 00:00

Anúncio da classificação foi publicado hoje em Diário da República

menino-do-lapedo-vai-ser-classificado-10375

A Direcção-Geral do Património Cultural abriu um procedimento de classificação do esqueleto da “Criança do Lapedo” e artefactos arqueológicos associados provenientes do Abrigo do Lagar Velho (Lagar Velho 1), no concelho de Leiria, “cuja protecção e valorização representam valor cultural de significado para a Nação”.

Segundo a publicação de hoje do Diário da República, o esqueleto do Menino do Lapedo e artefactos arqueológicos associados “estão em vias de classificação”, ficando a constar do inventário.

O pedido de classificação foi avançado em Dezembro de 2018 pelo Museu Nacional de Arqueologia. Na altura, o arqueólogo João Zilhão, que há 20 anos liderou a primeira equipa que trabalhou no local do achado, o Abrigo do Lagar Velho, na freguesia de Santa Eufémia, em Leiria, gostava que a classificação "se transformasse em meios para continuar a investigação".

"Se for só tesouro nacional e não houver meios, é só conversa. Palavras leva-as o vento", disse, no final da intervenção na conferência "Menino do Lapedo - 20 anos depois", no Museu de Leiria.

Na comemoração dos 20 anos da descoberta do esqueleto da criança do Lapedo, o arqueólogo congratulou-se com o facto de ter havido resultados, reconhecimento científico e interesse do público: "Ainda bem que há gente na Direção Geral do Património Cultural e aqui em Leiria que mantém a chama acesa. O achado tem uma importância em si mesmo e, muito grande, como marco histórico nos debates sobre a evolução humana. Ao fim destes anos todos as pessoas entendem isso bem e tentam passar essa mensagem para a população. Só posso ficar contente".

O Menino do Lapedo foi encontrado em 1998, no Abrigo do Lagar Velho, no vale do Lapedo, freguesia de Santa Eufémia, a cerca de dez quilómetros de Leiria. O esqueleto tem cerca de 29 mil anos e constituiu um acontecimento marcante no seio da paleoantropologia internacional, por se tratar do primeiro enterramento Paleolítico escavado na Península Ibérica.