Sociedade

Mercado de Trocas, para usar, reutilizar ou ajudar a Cáritas

2 jun 2022 09:00

Leiria acolhe hoje uma nova edição desta iniciativa

mercado-de-trocas-para-usar-reutilizar-ou-ajudar-a-caritas
.
DR
Daniela Franco Sousa

Hoje, das 15 às 19 horas, há Mercado de Trocas no sexto piso do Centro Comercial D. Dinis, em Leiria. Em causa está uma iniciativa organizada pela homónima associação sem fins lucrativos, que começou a actuar no Algarve e que entretanto já estendeu a sua acção a vários pontos do País.

Neste mercado, onde o objectivo é incentivar à reutilização dos artigos, os interessados podem apresentar dez peças de vestuário, calçado ou acessórios que já não utilizem, sendo que os itens são primeiramente triados por voluntários da associação, que verificam se estes têm qualidade para voltarem a ser usados por novos proprietários.

Em troca das dez peças são cedidos dez vouchers, que são utilizados na aquisição de outras dez peças disponíveis no mercado. Se nenhuma peça suscitar interesse nesta edição, existe sempre a possibilidade de regressar num outro Mercado de Trocas, que se realiza sempre no primeiro sábado de cada mês.

O ingresso neste evento tem um custo simbólico, que apenas serve para apoiar a associação na sua logística. Uma vez que se trata de uma iniciativa de trocas directas e não de um local de depósito de pertences usados, quando os artigos sobram de edição para edição, acabam por ser encaminhados para instituições de solidariedade social.

Em Leiria, foi já firmada parceria com a Cáritas, explica Ana Rita Soares, uma das coordenadoras deste projecto no concelho, a par com Dorinda Silva, natural do Algarve e que trouxe o conceito para esta cidade.