Viver
Mercado Medieval recorda “guerra” entre rainhas em Óbidos
Visitantes vão poder integrar a Corte do Rei e assistir à recriação histórica do casamento de D. Afonso III com Beatriz de Castela
A disputa entre as monarcas D. Matilde II e D. Beatriz de Castela, ambas casadas com D. Afonso III, será a história que irá inspirar este ano mais uma edição do Mercado Medieval de Óbidos, que se realiza entre 20 e 30 de Julho, em Óbidos.
“Em 1248, D. Afonso III sucedeu ao curto e conflituoso reinado do seu irmão, o Rei D. Sancho II, após uma revolta apoiada pela sua esposa, D. Matilde II, Condessa de Bolonha, que tinha muita influência junto do Vaticano. Após algum tempo de casamento e sem filhos, D. Afonso III repudiou a rainha publicamente e casou-se com Beatriz de Castela. O escândalo levou a intrigas e polémicas… que vão ser recriadas no Mercado Medieval de Óbidos”, revela a organização do evento.
Dinamizado com a participação das colectividades de todas as freguesias do concelho, o Mercado Medieval conta nesta edição com uma experiência “exclusiva” que permite ao visitante integrar a Corte do Rei e, com isso, estar envolvido no casamento de D. Afonso III e de Dona Beatriz de Castela e na sua coroação.
“Cada comensal poderá participar nesta recriação histórica de perto, tendo acesso exclusivo ao Banquete Real e experimentando toda a euforia e ostentação desta cerimónia de forma privilegiada”, adiantam os organizadores.
Do programa, entre as várias actividades, destaque para a residência artística criada pela “Ofícios com História”, com sessões para promoção e desenvolvimento dos artistas, e a escultura de figuras de alto-relevo ao vivo, com a construção da obra “A Guerra das Rainhas”.