Sociedade

Meteorologia adverte para a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos

25 fev 2016 00:00

Se vive nas terras mais altas do distrito, é possível que assista à queda de neve a partir de sexta à tarde

meteorologia-adverte-para-a-possibilidade-de-queda-de-neve-nos-pontos-mais-altos-3182

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para uma descida acentuada da temperatura, vento forte, granizo e elevada precipitação nos próximos dias.

O IPMA prevê a possibilidade de queda de neve no final da tarde de amanhã em altitudes entre os 400 e os 600 metros. Embora os concelhos de Ansião, Alvaiázere, Batalha, Leiria, Figueiró dos Vinhos, Ourém, Pedrógrão Grande, Pombal e Castanheira de Pera contem, no seu território, com zonas acima dos 400 metros, devido à geomorfologia do terreno e ventos predominantes, apenas no espaço geográfico desta última vila, que se estende até à serra da Lousã, se prevê maior possibilidade de precipitação sob a forma de neve.

Os pontos mais elevados do distrito situam-se em Castanheira de Pera - 1203 metros - e Figueiró dos Vinhos - 1006 metros. Este ano, a zona de Santo António das Neves, em Castanheira de Pera, tem sido cenário de um Inverno branco.

Segundo o IPMA, esperam-se as seguintes condições para os próximos dias:

Probabilidade de ocorrência de:  – Queda de neve acima dos 1000/1200 metros de altitude, acumulando pelo menos 5 cm a partir do fim da madrugada de amanhã sexta-feira, descendo a cota gradualmente a partir do início da tarde para os 400/600 metros acumulando entre 6 e 30 cm até ao final do dia de sexta- feira.

No sábado, prevê-se queda de neve em regime de aguaceiros acima de 200/400 metros   de altitude, embora com menor intensidade, podendo também atingir as regiões do sul.

– Chuva por vezes forte (podendo acumular entre 30 e 40 mm em 6 horas), passando a aguaceiros  por vezes fortes (entre 10 e 20 mm/h) de granizo e acompanhados de trovoada, entre o fim da   madrugada e o fim do dia de amanhã sexta-feira, em especial no período entre o início da   manhã e o meio da tarde; 

– Vento muito forte do quadrante sul, rodando para noroeste a partir da tarde sexta-feira, com   rajadas até 80 km/h (até 90 km/h no sábado) no litoral e até 100 km/h terras altas, a partir do   fim da madrugada do dia de amanhã sexta-feira até ao fim do dia de domingo; 

– Agitação marítima na costa ocidental com ondas de noroeste entre 4 e 5 metros de altura   significativa, a partir do meio da tarde de sexta-feira, aumentando a partir da do início da tarde   de sábado para 5 a 6 metros de altura significativa (altura máxima entre 10 e 12 metros e   período médio entre 10 a 11 segundos, no sábado) até ao fim da manhã de domingo. 

– Informação hidrológica relevante:  Possibilidade de inundações nas zonas historicamente vulneráveis.