Viver

Mil de figuras de barro animadas em presépio na Marinha Grande

23 nov 2020 15:09

É uma das maiores representações da Natividade na região

mil-de-figuras-de-barro-animadas-em-presepio-na-marinha-grande
Visitável até ao dia 10 de Janeiro, no Edifício da Resinagem
DR

Neste ano bastante diferente do habitual, onde não existem grandes motivos de celebração, há que manter alguma esperança e dar alguma alegria a todos, por isso cumprindo todas as normas da DGS,

Mesmo com a pandemia a impedir grandes deslocações e concentrações de pessoas, o Presépio de Filipe Ferreira regressará à Marinha Grande, como já começa a ser tradição.

O Edifício da Resinagem, no centro tradicional da cidade, acolhe um dos maiores presépios tradicionais da região, cuma inauguração está marcada para dia 28 de Novembro às 17 horas.



O presépio poderá ser visitado até dia 10 de Janeiro, de terça-feira a domingo - 10:30 às 13 horas e das 14 às 17:30 horas.

Numa área de 50 metros quadrados, Filipe Ferreira recria a Natividade com mais de mil de figuras de barro e outros materiais, e dezenas de outras peças por si criadas.

Neste presépio, não faltam a representação de muitos usos, costumes e tradições portuguesas, como o mercado e as suas barraquinhas, tascas e tabernas, o ferreiro, o carpinteiro, o oleiro, os trabalho rurais e o lavrador com o seu arado em movimento, a vindima e a pisa das uvas, os currais dos animais com as galinhas a picar o milho ou os porcos a comer.

Filipe Ferreira cria diversas cascatas e fontes de água, que trazem vida ao presépio, bem como dezenas de elementos com movimento.



Nota especial para os soldados nas muralhas, o burro com a nora, os rebanhos de ovelhas, as galinhas a picar o milho os homens a jogar às cartas, o oleiro a moldar o barro ou o parque infantil com baloiços, e até os Magos a chegar ao Presépio.

"Este ano 2020, poderemos ver algumas peças novas em movimento, como os lenhadores a serrar a lenha ou a vendedora de frutas e legumes", anuncia o autor.