Sociedade

Mil e uma maneiras de ver o pôr-do-sol

9 ago 2019 00:00

Pela costa da região existem vários bares de praia onde, além do pôr-do-sol, há uma experiência diferente para viver a cada dia que passa

Old Beach, na Praia Velha
Old Beach, na Praia Velha
Old Beach, na Praia Velha
Daniela Franco Sousa

O sol tem-se mostrado envergonhado este Verão. Mesmo assim, quem está de férias pela região não tem razões para não sair de casa. São várias as praias da nossa costa onde os bares de praia têm apostado em oferta diferenciadora e cada vez mais arrojada. A paisagem sobre o mar, e o pôr-do-sol em particular, deixaram há muito de ser o único atractivo destes espaços.

Além da vista sobre o oceano, quem passa por estes estabelecimentos tem neles a oportunidade de desfrutar da melhor gastronomia, da melhor música e animação, e até de algumas comodidades e serviços, desde as mais tradicionais espreguiçadeiras até ao guardar de pranchas e outros equipamentos de surf.

Mad. Requinte servido num ambiente despretensioso

Um espaço de decoração simples, com uma esplanada com vista para o mar. Eis o enquadramento perfeito para desfrutar de uma boa refeição ou de uma bebida. Na praia do Vale Furado, no concelho de Alcobaça, o ambiente do Mad é despretensioso, mas as propostas gastronómicas são de requinte.

Natural da Eslovénia, Slavomir Husar (Slavo) vive há quase 20 anos em Portugal e é o chef responsável pela qualidade dos pratos que ali se servem. A tónica está nos vários petiscos de mar, mas também na boa carne minhota, explica Slavo.

Entre outras propostas, o chef sugere, para aguçar o apetite, o lingueirão, o mexilhão da nossa costa, também os figos frescos gratinados com queijo de cabra e um polvo que leva paprica doce, fumada e picante, acompanhado com puré de batata doce e chouriça.

Quanto ao prato principal, a recomendação recai sobre Finding Dory, que consiste num prato de peixe- galo. Ou, por que não, porco preto à alentejana, ou uma posta de salmão da Noruega fumada em ar quente.

Os doces são trocados com frequência, como de resto quase como toda a carta, para que o cliente não se canse e possa sempre passar pelo Mad para uma nova experiência. Entre as propostas de doces estão, por exemplo, o cheesecake japonês ou o bisou de cacau com framboesas frescas, que consiste num chocolate denso com geleia de framboesa, especifica Slavo. No que respeita aos vinhos, as propostas são sempre de pequenas produções familiares e algumas novidades. A cerveja artesanal é outra das bebidas a experimentar nesta casa, recomenda Slavo.

Pratos Domundo para desfrutar à beira -mar

Reflexo do Domundo International Cafe & Kitchen, de Leiria, o Domundo Bar da Praia é um espaço à beira-mar, onde, além da paisagem que se estende pelo oceano adentro, a tónica rPratos Domundo para desfrutar à beira -mar Reflexo do Domundo International Cafe & Kitchen, de Leiria, o Domundo Bar da Praia é um espaço à beira-mar, onde, além da paisagem que se estende pelo oceano adentro, a tónica recai sobre a riqueza e sobre a diversidade de pratos, que levam até às Paredes da Vitória (Alcobaça) quase todos os aromas e sabores do mundo.

Salvador Monteiro, estudante universitário e promotor deste projecto, explica que a diferença deste espaço está nos pratos que apresenta: “o menu é inspirado em vários pratos do mundo”.

Quem por ali passa pode sentir- se ora na Indonésia, ora no México, consoante os petiscos, almoços e jantares que selecciona. Entre os petiscos, os clientes têm à sua escolha as portuguesíssimas ameijoas à bolhão pato, mas também os mexilhões com batatas fritas ao estilo belga. Entre outras propostas, o menu dos petiscos dispõe ainda de carpaccio de vitela, os célebres caracóis com torradinhas, o polvo à galega, as tapas mexicanas, os camarões salteados com azeite e anis e também ceviche de atum.

Quem quiser jantar de olhos postos no pôr-do-sol tem também interessantes pratos de carne, peixe, refeições vegetarianas e salada. Salvador Monteiro salienta, entre outras propostas gastronómicas, o atum tataky. Trata-se de um atum temperado em pasta de gengibre, envolvido em sementes de sésamo, que é depois braseado. O resultado final é um pedaço de atum suculento no seu interior, revestido de uma crosta muito crocante. Paellas e bifes enriquecidos com diferentes molhos são outras das opções mais requisitadas neste espaço, prossegue Salvador Monteiro.

Os apreciadores de frango têm também aqui a oportunidade de o redescobrir, confeccionado ao estilo indonésio. Em espetada, acompanhado por molho confeccionado à base de amendoim, o frango fatay é uma das recomendações de Salvador Monteiro. Por fim, para os apreciadores de pratos vegetarianos, uma das boas propostas deste bar de praia passa pelo risoto de cogumelos.

Com várias sombras e espreguiçadeiras instaladas sobre o areal, Domundo é também um convite à liberdade. Sentados sobre o areal, as famílias e os amigos podem desfrutar da brisa do mar, ao mesmo tempo que saboreiam uma bebida ou uma refeição. O serviço de take away é outras das propostas diferenciadoras deste espaço. A música e a animação são fortes ingredientes neste bar de praia, explica Salvador Monteiro. De acordo com as preferências do público, o estabelecimento aposta nos sons da América Latina, no jazz ao final de tarde ou no reggaeton pelanoite dentro. Os DJ e os músicos ao vivo são também habituais nesta casa.

Sabores da região no Café da Praia

Tem cerca de 50 anos e nunca deixou de se reinventar. Situado no coração de São de Pedro de Moel, o Café da Praia reabriu recentemente com uma nova apresentação e conceito. Entre outras particularidades, esta casa mítica da Marinha Grande conta com múltiplas parcerias com empresas da região, com o propósito de reunir num só espaço, à beira-mar, umcrosconjunto de aromas e de sabores característicos de vários pontos do distrito.

Luís Vasco Pedroso, gerente, explica ao JORNAL DE LEIRIA que o renovado Café da Praia aposta agora numa oferta mais requintada, onde têm espaço vários sabores da região. E nessa montra daquilo que melhor se faz por cá entram, por exemplo, os gelados artesanais da marca Fino, uma insígnia made in Porto de Mós. Entram ainda os sumos naturais da marca Copa, produzidos com fruta de Alcobaça, e também a melhor doçaria confeccionada pelo Atelier do Doce, de Alfeizerão, nota Luís Vasco Pedroso.

Além desta particularidade, o gerente assinala outras características do Café da Praia queo tornam num estabelecimento único. Desde logo a sua localização, aponta o empresário. “O Café da Praia fica bem no centro de São Pedro de Moel e tem um posicionamento fantástico, tão próximo do mar que, além da vista, permite ouvir as ondas e sentir o cheiro da maresia. Isso traz uma magia especial”, realça o gerente. No exterior a esplanada apresenta uma decoração muito clean, onde predominam os tons da madeira e o branco das lonas. E no interior realça-se o contraste no preto e do dourado. Além da decoração, também a animação do espaço apresenta novidades.

O Café da Praia funciona todos os dias entre as 10 horas e as duas da manhã, sendo que, três dias por semana, o horário estende- se até às 6 horas da manhã, com uma oferta musical capaz de agradar a diferentes públicos. Assim, às terças e quintas-feiras, a noite é dirigida pelo DJ, com sonoridades que agradam especialmente aos mais jovens. Durante estas duas

Old Beach. Casamentose negócios com vista sobre o Atlântico

Figura entre os maiores bares depraia da região e conta com umextenso areal à sua volta. O Old Beach, situado na Praia Velha, no concelho da Marinha Grande, oferece,devido à sua dimensão, a possibilidadede ali se realizarem casamentos,aniversários e até festas eoutros eventos de empresas. Celebrar o amor e os negócios com vistapara o mar é um privilégio oferecidopor este espaço com maisde duas décadas, salienta o gerente,Luís Vasco Pedroso.

Mas a oferta deste espaço estálonge de se esgotar na realização destes eventos. O empresário realçatambém a proximidade do rio,que se transforma numa espéciede piscina natural, que cativa miúdose graúdos nos dias de maiorcalor. Com esplanada voltada para Sul, o Old Beach convida os clientesa desfrutar de uma bela paisagem,de um fantástico pôr-do-sol. Isolada, a edificação permite aquem passa usufruir de um contactopleno com a natureza. Com enorme parque de estacionamentoe diversas rampas, o Old Beach é também um equipamento acessível a todos, independentemente da idade ou da capacidade de locomoção.A ementa típica do restaurante éoutro atractivo, salienta Luís VascoPedroso, que aponta a título de exemplo,as paellas e as cataplanas de marisco,os bifes de atum braseado ou osbifes de carne maturada.Quem conhece o Old Beach reconheceráque os eventos têm sido,ao longos dos anos, uma das suasimagens de marca. Ao fim-de-semana,há música para diferentes gostos.Ao sábado, há música ao vivopela noite dentro. E ao domingo,entre as 17:30 e as 20 horas, a músicaacontece ao pôr-d

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ