Sociedade

Militares da GNR resgatam cão perdido há cerca de um mês em Caldas da Rainha

30 mai 2022 15:25

Animal encontrava-se nas arribas e foi retirado com ajuda dos bombeiros

militares-da-gnr-resgatam-cao-perdido-ha-cerca-de-um-mes-em-caldas-da-rainha

Os militares da GNR resgataram um cão no dia 26 de Maio, na localidade de Salir do Porto, em Caldas da Rainha, anunciou hoje o Comando Territorial de Leiria.

No seguimento de um alerta por parte de populares a dar conta que um cão se encontrava nas arribas junto ao mar, aparentemente abandonado, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato ao local, onde detectaram que o animal estava num local de difícil acesso, refere uma nota de imprensa.

No decorrer da acção foram encetadas diligências, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha, que permitiram aceder ao local e resgatar o cão que se encontrava num estado debilitado e desidratado.

Após o seu resgate foi possível verificar que o animal era portador de microchip, encontrando-se registado na base de dados do Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), o que permitiu constatar que se tratava de um canídeo desaparecido desde o dia 2 de Maio.

O animal foi entregue no Canil Municipal de Caldas da Rainha para monitorização do seu estado de saúde e para posterior entrega à sua proprietária.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a protecção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas, lê-se ainda no comunicado.