Sociedade

Militares da GNR vão ter novas instalações em Óbidos

9 ago 2023 13:50

Investimento de cerca de 1,6 milhões de euros

militares-da-gnr-vao-ter-novas-instalacoes-em-obidos

Os militares de Óbidos vão ter novas instalações. O Ministério da Administração Interna autorizou a despesa relativa ao Contrato de Cooperação Interadministrativo celebrado com o Município de Óbidos, tendo em vista a construção do novo posto territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Óbidos.

A intervenção, que terá um investimento de cerca de 1,6 milhões de euros, decorrerá entre os anos 2023 a 2025.

O novo quartel da GNR de Óbidos vai nascer num terreno cedido pela autarquia, na Quinta do Jardim, junto ao complexo desportivo municipal e às escolas e permitir retirar os militares do centro histórico da vila, segundo divulgou a autarquia em 2020.

A assinatura do contrato de cooperação interadministrativo entre a câmara, a Secretaria Geral da Administração Interna e a GNR foi formalizada em Julho de 2019.

O contrato administrativo estabelece que a cedência vigorará pelo prazo de 50 anos, renovável por períodos de 20 anos.

O financiamento é garantido pelo Governo, através da Lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos para as Forças e Serviço de Segurança do Ministério da Administração Interna.

Segundo uma nota do MAI, desde o início do seu mandato como ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro já celebrou contratos interadministrativos desta natureza no valor global de 29.893.918,87 euros.

Com as presentes autorizações de despesa ascende a 33.930.053,91 euros o investimento do MAI em infra-estruturas ou na sua renovação para a PSP e GNR.