Economia

Secretário de Estado da Agricultura substitui ministra, na criação da rede de Aceleração e Inovação Agrícola, em Leiria

1 jun 2021 11:55

Entidade pretende valorizar sector primário na região

ministra-da-agricultura-em-leiria-para-apadrinhar-rede-de-aceleracao-e-inovacao-agricola
Rui Martinho substituirá a ministra da Agricultura na cerimónia
DR

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, já não estará presente, devido a questões de agenda, no dia 4, em Leiria, para a assinatura de um acordo de cooperação para a criação da nova rede de Aceleração e Inovação Agrícola – AIA, num evento promovido pela Startup Leiria, conforme tinha sido anunciado pelo promotor.

Substituirá a governante, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho.

A iniciativa recebeu o contributo de várias entidades, no âmbito da Agenda 2030, para a Inovação Agrícola, que pretende reunir agentes do mundo académico, investigação, centros de transferência de conhecimentos, empresas e entidades públicas, para dinamizar, inovar e transformar o sector.

Na assinatura do acordo de cooperação e constituição da AIA, estarão representados os seguintes parceiros Nutrix Lda. (Joaquim José Lourenço Gonçalves, gerente); NERLEI (Henrique Carvalho, director-executivo); Politécnico de Leiria (Ana Sargento, vice-presidente); ARBVLIS (Henrique Damásio, administrador-delegado); Estabelecimento Prisional de Leiria - Jovens (Rómulo Mateus, director-geral); Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências (Maria do Carmo Martins, secretária-geral); Associação SFCOLAB Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura (Laura Maria Jesus Rodrigues, presidente, e Samuel Alexandre Baptista Pereira, vice-presidente); Município de Leiria (Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal; Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (Fernando Martins, director) e pela Startup Leiria - Associação para a Promoção do Empreendedorismo, Inovação e Novas Tecnologias (Maria Eduarda Fernandes, presidente).

"O protocolo tem como objectivo a criação de ligações que promovam e reforcem a cooperação entre diversos actores regionais, direccionando esforços conjuntos para desenvolver programas de aceleração e actividades dinamizadoras do empreendedorismo e da inovação no sector primário, dando forma à nova rede de Aceleração e Inovação Agrícola (AIA)", refere a Startup Leiria, em comunicado de imprensa.

Na prática, a nova rede de Aceleração e Inovação Agrícola funcionará "como uma ponte que ajudará a desenvolver e a apoiar novos modelos de negócios de base agrícola e rural, intensivos em inovação e conhecimento, para a geração de emprego, maior qualidade de vida, uma agricultura mais sustentável, mais competitividade regional e criando valor económico para o País".

Notícia actualizada às 15 horas, para indicar a subtituição da ministra da Agricultura pelo secretário de Estado da Agricultura e inserção de todos os parceiros na criação da AIA

Assine Já Login

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.