Sociedade

Ministra da Justiça abre as Festas do Bodo de Pombal

28 jul 2023 12:31

Catarina Sarmento e Castro participará ainda na inauguração de um monumento em homenagem ao almirante Silva Ribeiro

ministra-da-justica-abre-as-festas-do-bodo-de-pombal
Catarina Sarmento Castro
DR

A sessão de Abertura das Festas do Bodo 2023, acontece hoje, dia 28, às 16 horas, no salão nobre do edifício dos Paços do Concelho de Pombal, presidida pela ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro.

Após os discursos e cerimónia de boas-vindas, a governante e convidados vão proceder à inauguração de um monumento em homenagem ao almirante Silva Ribeiro, natural do concelho de Pombal.

As Festas do Bodo decorrem até ao dia 1 de Agosto, marcadas por uma programação diversificada, que segundo o município “conjuga a tradição com a inovação”.

Na edição de 2023 serão promovidas “várias iniciativas que perspetivam umas grandes festas”, considera o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão.

A realização do Bodo das Freguesias é uma das novidades deste ano, sendo que a intenção é “envolver todas as freguesias do concelho para que todos os munícipes se identifiquem com as Festas do Bodo”, explicou Pedro Pimpão na apresentação do evento, em Junho. “O Bodo é dos pombalenses e para os pombalenses”, sublinhou ainda o autarca de Pombal.

O mesmo pode traduzir-se num evento caracterizado por várias actividades, entre as quais com a participação das associações locais, com dinâmicas culturais promovidas pelos próprios, na Praça Marquês de Pombal.

Numa organização tripartida entre o município, a PMUGest – Pombal Manutenção Urbana e a Adilpom – Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais de Pombal, em parceria com várias entidades, como a Confraria do Bodo, a Paróquia de Pombal e o Rancho Típico de Pombal, o certame vai dividir-se por vários espaços, como a Praça Marquês de Pombal, de modo a “dinamizar o local e corresponder a um desígnio antigo de integrar a dinâmica cultural do Bodo ao centro histórico da cidade”, informou o município.

Na edição deste ano destaca-se também o regresso da vertente rural, com o Agro-Bodo, com assento junto às piscinas municipais de Pombal.

Segundo a autarquia, “o objectivo é recuperar uma tradição antiga para valorizar e incentivar os produtores agrícolas locais, com destaque para a exposição de diferentes raças de ovinos, caprinos e bovinos, e com a realização de várias actividades relacionadas com o sector, destinadas a miúdos e graúdos”.

É neste âmbito que, na mesma zona, volta a ter lugar o Bodo dos Pequeninos, “este ano dedicado à arte circense, com diversas atividades que farão certamente as delícias dos mais novos”.

Com lugar no espaço exterior das Piscinas Municipais de Pombal, a iniciativa decorrerá diariamente, entre as 16 horas e as 22 horas, com jogos do Hélder, jogos tradicionais, cozinha de chef e supermercado, circuito educativo, pinturas faciais e modelagem de balões, insufláveis e air bungee.

Animação cultural com programa diversificado

No que se refere à animação cultural, o programa é diversificado e estará distribuído pelos diversos espaços da cidade, sendo que todas as actividades são de entrada gratuita. No Largo do Arnado, onde estará o palco principal, actuarão artistas de índole nacional, com espectáculos destinados às várias gerações, como são exemplo o artista FF, acompanhado pela Banda Filarmónica Ilhense, os grupos Plutónio e os alcobacenses The Gift, a par da artista Gisela João, os Resistência e o cantor angolano Bonga.

Ainda na música e cultura, destaca-se a realização do tradicional Festival de Folclore, em colaboração com o Rancho Típico de Pombal, evento que será transmitido pela Rádio Portugal Folclore TV, e que, além de quatro ranchos nacionais, contará com a participação especial de um grupo espanhol, nomeadamente de Sevilha.

No seu conjunto, as Festas do Bodo garantem “mais de 40 agentes culturais com participação activa directa nas festividades, onde se inclui a actuação de artistas locais nas aberturas de cada um dos espectáculos no palco principal”, no Largo do Arnado, a par de “um maior envolvimento da comunidade local, com a actuação de diversas escolas de música e dança do concelho”, no palco do Jardim do Cardal, além de animação de rua e arruadas, faz saber o município.

Vertente social, desportiva e económica assegurada

A vertente social e desportiva continua a ter lugar nos festejos, nomeadamente através da comemoração do Dia dos Avós, no dia 28 de Julho (sexta-feira), entre as 14 horas e as 17 horas.

O evento contará com a presença dos utentes das várias instituições de solidariedade social e lares privados do concelho, com a animação a cargo de Ruizinho de Penacova.

Já na área desportiva, mantém-se a realização da Prova do Bodo, denominada de Corrida João Faria, “e que, se a saúde assim o permitir, participará na mesma à semelhança do ano anterior”, informou o município.

A 39ª Edição da Prova do Bodo está agendada para dia 29 de Julho (sábado), com um percurso de 10 quilómetros (km), a que se juntam a Corrida das Farturas (3 km) e a Caminhada do Bodo (3 km).

Ainda na vertente desportiva, será retomado o percurso de BTT ‘Na rota dos fornos do bodo’, que percorrerá, sobretudo, as freguesias de Abiul, Pombal e Santiago de Litém.

Por outro lado, outras actividades vão divulgar e promover o que de melhor se faz no concelho, através da presença de vários agentes locais, onde se incluem espaços destinados a artesãos. A isso alia-se a vertente económica, com uma participação significativa do tecido empresarial local nos diversos espaços de mostra de actividades económicas, e onde também se inclui o Agro-Bodo.

Actividades religiosas marcam essência das festas

A devoção à Nossa Senhora do Cardal é a essência das Festas do Bodo. A tradição começa por cumprir- se com uma missa, seguida de procissão de velas e pregação, no primeiro dia das festas, 27 Julho (quinta-feira), na Igreja do Cardal, às 21 horas.

Mas a missa solene em Honra de Nossa Senhora do Cardal, seguida de grandiosa procissão pelas ruas da cidade, com as tradicionais insígnias de todas as capelas da paróquia, na tarde de 30 de Julho (domingo), às 17 horas, é um dos pontos mais altos das festas religiosas, que terão uma missa de encerramento no dia seguinte (segunda- feira, 31 de Julho), às 09 horas, na Igreja do Cardal.

No âmbito da Jornada Mundial da Juventude, que decorrerá em Lisboa, o município de Pombal aguarda a participação de milhares de jovens peregrinos nas Festas do Bodo, uma vez que por esses dias serão acolhidos no concelho muitos jovens que estão inscritos naquele evento mundial, e que são oriundos de vários países, entre os quais Polónia, Estados Unidos da América, Roménia e Emirados Árabes Unidos.

Dia da Diáspora encerra festejos

Segundo a autarquia de Pombal, “estão reunidas as condições para que as Festas do Bodo sejam vividas por todos os que visitem o concelho, mas em especial por todos os pombalenses, que anualmente têm, por ocasião das festividades, uma oportunidade para encontros e reencontros”.

E será nesse âmbito que, à semelhança do ano anterior, os festejos encerrarão. no dia 1 de Agosto (terça-feira), com o Dia da Diáspora, no Castelo de Pombal, uma iniciativa que “pretende prestar reconhecimento à comunidade emigrante do concelho”, sublinha o município.

Este último dia será marcado por animação de rua (das 18 horas às 22 horas), o Bodo Antigo, no Jardim do Cardal, a actuação Perdidos no Tempo - Big´s School (21:30) e os espectáculos no Largo do Arnado, a partir das 22 horas, com o Projeto Fado – Tânia Pataco, o angolano Bonga e o Dj Cazé.