Sociedade

Ministro do Ambiente elogia aposta da Base Aérea de Monte Real na energia solar

4 ago 2020 18:11

O parque está ligado à rede de energia eléctrica do complexo local da FAP e é composto por 540 painéis de 370 Watt implantados numa área de três mil metros quadrados

ministro-do-ambiente-elogia-aposta-da-base-aerea-de-monte-real-na-energia-solar
Militares apostam em energias limpas
Ricardo Graça/Arquivo

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, enalteceu a aposta da Força Aérea Portuguesa (FAP) na energia fotovoltaica, defendendo que o país deve aumentar a sua produção de electricidade de origem solar, durante uma visita à Base Aérea N.º 5, de Monte Real, Leiria, onde, hoje, entrou  em funcionamento um Parque Solar Fotovoltaico.

Segundo a Agência Lusa, Matos Fernandes reconheceu que, “apesar de Portugal ter tantas horas de sol”, a obtenção de energia a partir desta fonte “é ainda a mais incipiente” no País.

Contudo, sublinhou, “é mesmo nessa que nós mais devemos crescer para produzir eletricidade a partir de fontes renováveis”.

O ministro do Ambiente e da Acção Climática e o seu homólogo da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, estiveram presentes na inauguração desta infra-estrutura, situada na Serra do Porto de Urso.

O parque está ligado à rede de energia eléctrica do complexo local da FAP e é composto por 540 painéis de 370 Watt implantados numa área de três mil metros quadrados.

Tem como objectivo “reforçar a sustentabilidade ambiental dessa unidade militar". “

No domínio da reciclagem dos resíduos, temos algum atraso em face das nossas metas. Na produção de energia com recurso a fontes renováveis, estamos exactamente ao contrário”, sublinhou ainda Matos Fernandes.

Portugal “tem tendencialmente uma economia cada fez mais neutra em carbono”, o que coloca o País “mesmo na linha da frente” nesta área, declarou.