Economia

Ministro do Planeamento inaugura Moldplás 2021

28 out 2021 15:26

Feira acontece de 3 a 6 de Novembro, na Exposalão - Batalha

ministro-do-planeamento-inaugura-moldplas-2021
Exportações atingiram um valor de, aproximadamente, 566 milhões de euros
DR

A Moldplás, salão de máquinas, equipamentos, matérias-primas e tecnologia para moldes e plásticos realiza-se de 3 a 6 de Novembro, na Exposalão, centro de feiras e eventos na Batalha.

A 12.ª edição do evento será inaugurada, cerca das 15 horas, pelo ministro do Planeamento, Nelson de Souza, cuja intervenção prevê “uma pequena apresentação e abordagem aos temas relativos aos apoios do Invest 2030 para a indústria, e do programa de apoio à retoma”.

A Moldplás é uma referência para o sector dos moldes e plásticos, com um longo historial de participação de empresas desde a sua primeira edição em 1996.

“Este é um sector inovador e de alta intensidade tecnológica que exporta grande parte dos seus produtos. Esta feira assume-se, assim, como ponto de referência para os negócios desta indústria”, considera José Frazão, promotor do evento.

E apesar das contrariedades trazidas pela pandemia, que Rogério Henriques reconhece estarem a condicionar algumas iniciativas das empresas, o coordenador de eventos da Exposalão diz que “atendendo às circunstâncias e adversidades é de louvar a resiliência e a vontade de andar para frente dos empresários do sector, que mostram interesse em estar presentes, vontade de aparecer e relançar ligações e contactos”, garantindo que “a Exposalão está a fazer todos os esforços para estar ao lado deles e para os acompanhar, alinhando-se com as suas vontades”.

“Portugal é o oitavo maior produtor mundial de moldes e o terceiro a nível da Europa.

O valor das exportações deste sector tem-se pautado por um crescimento assinalável atingindo cerca de 85% da produção total.

Em 2020, as exportações atingiram um valor de, aproximadamente, 566 milhões de euros, sendo o valor total de produção estimado em 666 milhões de euros, facto representativo de que Portugal, ao longo dos anos, demonstra uma elevada capacidade de adaptação às necessidades dos seus clientes e às evoluções, quer dos mercados, quer das tecnologias.

Grande parte desta indústria, que funciona como um cluster, está situada na região de Leiria e Norte do País”, destaca a organização. À semelhança das edições passadas, este ano a Moldplás volta a contar com a presença “da esmagadora maioria das marcas internacionais que fornecem o sector, que vêem um veículo privilegiado na feira, para contactar com o mercado dos moldes e plástico de Portugal e para apresentarem as suas propostas e soluções ao mercado”, revela a organização.

Conta ainda com o apoio das associações sectoriais, como a CEFAMOL, APIP, AIMMAP e ANEME e dos centros tecnológicos e científicos CENTIMFE e CENFIM. Com a participação de cerca de 200 expositores a feira constitui “uma oportunidade ímpar para todos os profissionais do sector, para conhecerem de perto as muitas inovações tecnológicas inerentes a esta indústria, para o estabelecimento de contactos comerciais e a concretização de negócios”.

Paralelamente à exposição decorrem palestras, colóquios e apresentações “com temas pertinentes para esta realidade industrial”. Os profissionais poderão visitar a feira, todos os dias, entre as 10:00 e as 20:00 horas, devendo para tal fazer a credenciação online, para obter o convite.

A Moldplás 2021 será ainda marcada por um conjunto de medidas extraordinárias inerentes à situação da pandemia, com um plano de contingência Covid-19 adaptado ao evento e que prevê garantir a segurança de todos os seus intervenientes.

De entre medidas definidas, a Exposalão garante controlo de temperatura de visitantes e expositores à chegada do recinto da feira, existência de pontos de desinfecção à entrada, saída e áreas comuns de circulação, existência de sinalética de informação relativa a aconselhamento de higienização das mãos, etiqueta respiratória e procedimentos sociais, reforço de pessoal de limpeza e aumento dos períodos de desinfecção e higienização para áreas de utilização comum (WC, corredores, recepção, restauração), utilização extraordinária da ventilação dos pavilhões para maior arejamento dos mesmos e aumento das áreas de restauração para cumprir com a distância de segurança.

O evento carece de inscrição profissional. A feira é gratuita para os profissionais do sector, que poderão obter a credencial clicando aqui.

O acesso é gratuito.

Programa da sessão de Abertura

15 horas - Recepção das entidades por José Vieira Frazão, promotor do evento, e Rogério Henriques, director da MOLDPLAS.

Nelson de Souza, ministro do Planeamento

Amaro Reis, presidente da APIP

João Faustino, presidente da CEFAMOL

Rui Tocha, presidente CENTIMFE

15:15 horas – Notas de boas vindas

Boas-vindas por José Frazão

Intervenção de boas-vindas Rui Tocha

Intervenção de boas-vindas Amaro Reis

Intervenção de boas-vindas Jorge Faustino

Intervenção do ministro do Planeamento, Nelson de Souza

Entre as 15:30 e as 16 horas - Visita à feira

Após a sessão de abertura, dar-se-á seguimento ao programa da MOLDPLAS