Sociedade

Mobilidade entre concelhos está entre as prioridades da CIMRL

31 jan 2024 16:51

Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria assinalou dez anos no dia 28

mobilidade-entre-concelhos-esta-entre-as-prioridades-da-cimrl
O projecto da Rápida tem como objectivo diminuir a circulação automóvel entre Leiria e Marinha Grande
Ricardo Graça
Criar ligações entre os principais concelhos numa forte rede de transportes públicos é uma das prioridades da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), que assinalou esta semana dez anos.

“Estamos fortemente empenhados naquilo que é o planeamento das ligações entre os principais concelhos, de modo a criar condições de mobilidade mais eficazes e mais sustentáveis nos próximos tempos”, afirma Gonçalo Lopes, presidente da CIMRL.

O autocarro Rápida, que liga Leiria e Marinha Grande foi já o primeiro passo. Agora, os municípios vão "preparar um estudo que avalie as ligações rodoviárias entre Leiria, Marinha Grande, Batalha, Porto de Mós e Pombal". O objectivo, segundo Gonçalo Lopes, é garantir uma "uma melhoria significativa na mobilidade e no transporte público da região”.

Em jeito de balanço, o também presidente da Câmara de Leiria considera que estes dez anos de comunidade intermunicipal têm contribuído para uma "estratégia de desenvolvimento dos municípios, não só na gestão dos fundos comunitários, mas também naquilo que são as suas competências nas áreas da protecção civil, da mobilidade, da educação e do turismo”.

A CIMRL tem ainda sido um "parceiro estratégico e decisivo" no desenvolvimento dos municípios que a integram, com relevo para os territórios do interior da região.

Um dos desafios que se aproximam é a gestão das verbas do novo quadro comunitário 2030. “É uma grande responsabilidade, porque é um pacote financeiro que os municípios necessitam muito para desenvolver a sua oferta educativa, social e económica”, assume, assim como a preocupação com as políticas de mobilidade que envolvem a construção de alta velocidade e também a "melhoria das redes rodoviárias do transporte público”.

“A CIMRL tem um papel cada vez mais importante naquilo que é a gestão da protecção civil, em especial nos territórios com grandes áreas florestais, onde é necessário providenciar não só com equipamentos de combate a incêndios, mas também toda a estratégia de prevenção”, diz.

Um dos marcos para 2024 é a formalização dos apoios do PT 2030.

“Fomos das comunidades intermunicipais que mais rápido conseguiu estabelecer esse entendimento com a CCDR [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional] e será algo marcante. No decorrer da Bolsa de Turismo em Lisboa está prevista uma ação que celebra não só o território, mas também o promova como destino turístico”, refere.

A CIMRL é composta pelos Municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós, território com 2.500 quilómetros quadrados e que regista uma população residente de cerca de 300 mil habitantes.

Nova sede da CIMRL

Gonçalo Lopes revela que está a ser equacionada a mudança da sede da CIMRL para o centro de Leiria, que estará numa zona central e visível, com capacidade de crescimento. “Estamos a consultar vários imóveis que cumpram com estas características”, revela.

O objectivo é mudar de instalações no decorrer deste ano.