Abertura

Mobilis reforça oferta ao fim-de-semana e feriados. Utentes pedem mais

17 dez 2021 17:26

Os autocarros do Mobilis passaram, desde a última semana, a circular ao domingo e feriados. Cumpre-se um dos pedidos dos utentes que subscreveram uma petição por mais transportes públicos na cidade, mas reclamam-se outras melhorias

mobilis-reforca-oferta-ao-fim-de-semana-e-feriados-utentes-pedem-mais
Maria Anabela Silva

Há cinco anos, Liliana Pereira dispensou o uso carro para as suas deslocações diárias. A morar nos Marrazes e a trabalhar na cidade de Leiria, com paragem de autocarro à porta de casa e do emprego, adoptou o Mobilis como transporte, por entender que “não faz sentido ter um automóvel para estar 90% do tempo parado”.

O problema reside nas deslocações fora dos “horários mais convencionais”, seja para ir ver um espectáculo à noite ou para ir dar um passeio à cidade ao domingo ou ao fim-de- -semana. “Só a pé, de boleia… ou ficar em casa”. Inconformada com as opções, Liliana Pereira pôs mãos à obra.

Começou pela via oficial. Mandou um email à câmara a defender o alargamento dos horários do Mobilis à noite e ao fim-de-semana. A resposta não foi aquela que desejava. “Que não era possível, porque havia um contrato de concessão que não permitia. Contudo, se houvesse muita procura, talvez se conseguisse esse reforço”, conta.

Era, então, preciso, “demonstrar” que o alargamento de horários era “do interesse” dos munícipes. Nesse sentido, pôs a circular uma petição, a reclamar o alargamento dos horários do Mobilis. O documento, subscrito por cerca de mil pessoas, foi apresentando à Assembleia Municipal no final de Novembro, tendo sido agendada a sua votação para a sessão seguinte, realizada na última sexta-feira. Nesse

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ