Sociedade

Modernização da Linha do Oeste pára em Caldas da Rainha

25 fev 2016 00:00

Projecto de electrificação abrange apenas o troço entre Sintra e o sul do distrito.

modernizacao-da-linha-do-oeste-para-em-caldas-da-rainha-3165
Maria Anabela Silva

Há muito aguardado, o anúncio da abertura de um concurso público para a modernização da Linha do Oeste, a acontecer em 2017, caiu como um balde de água fria na região. É que, afinal, a electrificação ocorrerá apenas no troço entre Meleças (Sintra) e Caldas da Rainha, deixando de fora grande parte do traçado que atravessa o distrito.

O Plano de Investimentos Ferroviários 2016-2020 recentemente anunciado pelo Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, prevê um investimento de 106,8 milhões de euros na modernização Linha do Oeste, mais concretamente nos 84 quilómetros que ligam Meleças e Caldas da Rainha.

Ao jornal Gazeta das Caldas, o gabinete do ministro da tutela esclarece que “a modernização entre Caldas da Rainha e Louriçal não está programada, sendo que o seu desenvolvimento depende da disponibilidade de financiamento”.

Para Paulo Inácio, presidente daCâmara de Alcobaça , esta “meia modernização” da Linha do Oeste “é inaceitável” e representa “uma discriminação negativa inconcebível dos restantes concelhos do distrito”.

Inconformado com a decisão, o autarca vai enviar a todos os grupos parlamentares “uma carta de lamento, de repúdio e de exigência”, para que em, sede de discussão do Orçamento do Estado na especialidade, “fique um compromisso para se iniciar a segunda fase” da modernização da linha.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo