Sociedade

Moita trocou Alcobaça pela Marinha há 20 anos. E o saldo é positivo

11 jul 2021 12:27

Moradores satisfeitos com transportes públicos, mas saneamento está por concluir

moita-trocou-alcobaca-pela-marinha-ha-20-anos-e-o-saldo-e-positivo
Freguesia da Moita
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Atrás do balcão da sua loja de electrodomésticos, Reinaldo Vinagre, de 76 anos, analisa as últimas duas décadas da Moita. A 12 de Julho de 2001, a freguesia deixava de pertencer ao concelho de Alcobaça, para integrar o da Marinha Grande. E do ponto de vista deste morador, assim como o de todos aqueles que foram ouvidos pelo nosso jornal, embora a Moita continue a precisar de infra-estruturas, o balanço da transferência é positivo.

“Tínhamos de percorrer 50 quilómetros, 25 para cada lado, para tratar dos documentos em Alcobaça. Fosse a licença da bicicleta ou da casa. E o pior era quando, depois de lá chegar, percebíamos que nos tínhamos esquecido de alguma coisa”. Reinaldo não tem dúvidas de que poder tratar da burocracia na Marinha Grande, a apenas quatro quilómetros de distância da Moita, foi uma das grandes vantagens desta mudança.

O ensino foi outro ganho, defende o septuagenário, lembrando que muitas famílias da freguesia entregavam moradas falsas para que os filhos pudessem estudar perto, em estabelecimentos da Marinha Grande. Mais recentemente, os transportes urbanos da Marinha Grande, que passaram a abranger a Moita, vieram facilitar as deslocações de estudantes e de idosos.

No entanto, aponta Reinaldo, ainda falta investir em equipamentos de lazer, como uma

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ