Viver

Moon Cowboy: a estreia de Ricardo Fiel a solo, como prometido há década e meia

12 nov 2020 20:23

Músico dos extintos Phase lança primeiro single, com o título Bliss

moon-cowboy-a-estreia-de-ricardo-fiel-a-solo-como-prometido-ha-decada-e-meia
Ricardo Fiel e um disco gravado em casa
DR

Afinal, ainda havia mais um capítulo (pelo menos um) na história de amor entre Leiria e o shoegaze. Ricardo Fiel, 41 anos, guitarrista dos extintos Phase, acaba de divulgar o primeiro single do primeiro álbum a solo, que assina como Moon Cowboy.

O músico explica que continua a ser influenciado por bandas como Ride e Slowdive – que marcaram os anos 80 e 90 a partir de Inglaterra – e como um cavaleiro a caminho da lua mostra-se interessado em conduzir o country alternativo para territórios mais sónicos e psicadélicos.

Bliss é um tema que efectivamente parece resgatado de outro tempo e de outro lugar, com Ricardo Fiel a cantar “the road inside my mind takes us far behind”. A canção arranca nos ombros da linha de baixo e ao longo de 4 minutos e 40 segundos tece um ambiente hipnótico e demorado que também bebe na dream pop. “And we've never been so lost, never been so long, never been so high”.

Quanto ao álbum, será provavelmente um EP e deverá chegar ainda em 2020. Vai chamar-se Here. Gravado em registo doméstico, entre guitarras, muitos pedais de efeitos e amplificadores tamanho XS, com Ricardo Fiel a tocar todos os instrumentos, excepto a bateria, que é programada. Não há planos para tocar ao vivo, “embora possa acontecer”. Por enquanto, o mais importante é que “os artistas consigam sobreviver ao que se está a passar”, sublinha na conversa com o

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ