Sociedade

Moradores de Pedreanes são raízes vivas do pinhal de outrora

3 mar 2023 14:00

Na Marinha Grande, um punhado de moradores ainda faz pulsar o bairro de Pedreanes. São antigos trabalhadores do Pinhal do Rei, que choraram os incêndios e que lamentam agora a degradação das casas das matas

moradores-de-pedreanes-sao-raizes-vivas-do-pinhal-de-outrora
Fernando e Elisa, moradores do bairro de Pedreanes, na Marinha Grande
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Tinha 14 anos quando começou a trabalhar no Pinhal do Rei. Foi resineira, cortou mato e colaborou na serração. Com uma vida profissional dedicada à Mata Nacional de Leiria, Elisa Évora é uma das poucas moradoras do bairro de Pedreanes, aglomerado de casas florestais, que resiste numa das entradas da cidade da Marinha Grande, onde se guardam memórias de tradições, ofícios e lugares que se esfumaram.

O incêndio florestal de 2017, o declínio de muitas profissões associadas ao pinhal e o próprio abandono das casas das matas, muitas delas agora vazias e degradadas, são alguns dos seus lamentos.

Elisa, de 62 anos, é natural de Moinhos de Carvide, mas foi na Mata Nacional de Leiria, no concelho da Marinha Grande, que começou a trabalhar quando era ainda adolescente. Resineira foi a sua primeira função. “Éramos umas 30”, recorda a antiga funcionária, que conhecia todos os recantos, vales e montes do pinhal. “A zona da Ponte Nova é só encostas. Às vezes,

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ