Sociedade

Morreu antiga dirigente da UGT e deputada por Leiria Elisa Damião

7 mai 2022 17:14

Socialista foi eleita deputada na Assembleia da República na sexta legislatura (1991), pelo distrito de Leiria

morreu-antiga-dirigente-da-ugt-e-deputada-por-leiria-elisa-damiao
Redacção/Agência Lusa
A antiga dirigente da União Geral de Trabalhadores (UGT) e deputada do PS entre a V e VI legislaturas Elisa Damião morreu hoje com 75 anos, disse à Lusa fonte do Conselho Económico e Social (CES).

Elisa Maria Ramos Damião foi deputada socialista eleita pelos círculos eleitorais de Braga (V Legislatura), Leiria (VI) e Lisboa (VII), entre 1987 e 1999, onde desempenhou o cargo de secretária da mesa da Assembleia da República.

Antiga dirigente do PS e membro do Conselho de Administração da Fundação Europeia para a Qualidade de Vida, Elisa Damião fez também parte da direção de José Manuel Torres Couto na UGT, na década de 1980.

Enquanto eurodeputada, entre 1999 e 2004, integrou a Comissão de Emprego e Assuntos Sociais e Delegação para as relações com o Canadá.

Segundo a página do Parlamento, enquanto deputada por Leiria, Elisa Damião apresentou um projecto de Lei para elevar a vila de Alcobaça à categoria da cidade e um outro documento que sugeria a alteração do Código Civil, permitindo a opção dos pais pelo regime da guarda conjunta dos filhos.

Entre outros projectos de lei apresentados estão ainda a criação do rendimento mínimo garantido, a protecção na velhice e na invalidez, a atribuição a todos os trabalhadores o subsídio de Natal equivalente ao mês de retribuição normal.

A deputada apresentou ainda um requerimento sobre a situação da empresa Manuel Pereira Roldão, da Marinha Grande, tendo intervido no debate para "apuramento das responsabilidades pelas brutais cargas policiais sobre trabalhadores e população".